OS SABERES NECESSÁRIOS À PRATICA EDUCATIVA, RELATADOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POR FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Rodrigo da Cruz Santana Universidade do Estado do Pará
  • Paulo Sérgio de Araújo Silva Universidade do Estado do Pará

Resumo

O estágio supervisionado tem por principal característica, proporcionar ao professor-aluno contato com o seu futuro local de trabalho. No presente trabalho pretendemos investigar: Que saberes são necessários a prática educativa no ensino de ciências, deflagrados nos relatos de alunos de licenciatura, expressos nos relatórios de estágio supervisionado ll, como fruto de reflexões sobre a vivência de 100h neste componente curricular. Pretendemos identificar para compreender saberes necessários a prática educativa de professores-alunos, durante três momentos do estágio supervisionado: a observação e problematização da escola; o estágio de observação no ensino escolar; e o estágio de regência. Na referida pesquisa busca-se dados de análise em 23 relatórios. Quando analisados, emergiram saberes necessários a prática educativa semelhante aqueles defendidos por Paulo freire: que ensinar não é transferir conhecimento; ensinar exige bom senso; ensinar exige saber escutar; ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.

Referências

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, 2012. 149 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra. 1996. 148 p.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Santana, R. da C., & Silva, P. S. de A. (2020). OS SABERES NECESSÁRIOS À PRATICA EDUCATIVA, RELATADOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POR FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Expressão Científica (REC), 5(1), 35–41. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/124