PROTOTIPAGEM COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA ARQUITETURA E URBANISMO DO IFS LAGARTO

Autores

  • Anselmo Araujo Matos IFS
  • Marcos Vinicius Santana Prudente Instituto Federal de Sergipe
  • Karliane Couto da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a inserção de Manufatura Aditiva (Impressão 3D) como estratégia de Metodologia Ativa na formação dos discentes do segundo ao quarto período do curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto, analisando como essa inovação tecnológica contribui para o aprendizado e entendimento da arquitetura, assim como seu uso interfere no processo criativo e de que forma auxilia nas propostas de soluções arquitetônicas viáveis durante as atividades projetuais. Inicialmente foram avaliadas as contribuições da utilização de protótipos tridimensionais no processo de compreensão e visualização da representação gráfica arquitetônica paralelamente ao método tradicional de visualização bidimensional. No segundo momento a impressão 3D foi utilizada como estímulo ao desenvolvimento e concepção de diversas formas arquitetônicas, proporcionando aos discentes uma amplitude na visão espacial. Os resultados principais da pesquisa indicam que a técnica de Prototipagem 3D fornece precisão e rapidez na execução de maquetes, facilitando estudos enquanto o projeto ainda está sendo concebido. A utilização dessa tecnologia nas disciplinas de projeto proporciona uma melhor formação dos alunos, uma vez que permite experimentar formas diversas, extinguindo restrições geométricas, estimulando a criatividade e garantindo qualidade em todo processo projetual.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Matos, A. A., Santana Prudente, M. V. ., & Couto da Silva, K. (2023). PROTOTIPAGEM COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA ARQUITETURA E URBANISMO DO IFS LAGARTO. Revista Expressão Científica (REC), 7(1), 09–16. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1275