PROTOTIPAGEM COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA ARQUITETURA E URBANISMO DO IFS LAGARTO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a inserção de Manufatura Aditiva (Impressão 3D) como estratégia de Metodologia Ativa na formação dos discentes do segundo ao quarto período do curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto, analisando como essa inovação tecnológica contribui para o aprendizado e entendimento da arquitetura, assim como seu uso interfere no processo criativo e de que forma auxilia nas propostas de soluções arquitetônicas viáveis durante as atividades projetuais. Inicialmente foram avaliadas as contribuições da utilização de protótipos tridimensionais no processo de compreensão e visualização da representação gráfica arquitetônica paralelamente ao método tradicional de visualização bidimensional. No segundo momento a impressão 3D foi utilizada como estímulo ao desenvolvimento e concepção de diversas formas arquitetônicas, proporcionando aos discentes uma amplitude na visão espacial. Os resultados principais da pesquisa indicam que a técnica de Prototipagem 3D fornece precisão e rapidez na execução de maquetes, facilitando estudos enquanto o projeto ainda está sendo concebido. A utilização dessa tecnologia nas disciplinas de projeto proporciona uma melhor formação dos alunos, uma vez que permite experimentar formas diversas, extinguindo restrições geométricas, estimulando a criatividade e garantindo qualidade em todo processo projetual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.