A LÍNGUA PORTUGUESA COMO PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR APLICABILIDADE DESSE SABER PARA OUTRAS CIÊNCIAS

Autores

  • Maria Clara Melo Vieira Instituto Federal de Sergipe
  • Alércio Bressano AB Company
  • Silvanito Alves Barbosa Instituto Federal de Sergipe
  • José Hélio Barbosa Junior Instituto Federal de Sergipe
  • Edvaldo José dos Santos Instituto Federal de Sergipe

Resumo

A Língua Portuguesa é um instrumento de comunicação social, apreendida e transmitida para viabilizar a independência linguística de cada falante. Logo, é necessário compreendermos a relação que possui com as outras ciências e de que modo amplia a capacidade de interpretação do sentido de cada mensagem. Por isso, este artigo acadêmico tem como objetivo norteador: explicitar a importância e finalidade da Língua Portuguesa para as áreas de ciências exatas: a Matemática, a Física e a Química, além dessas, a ciência social aplicada: Administração, através das experiências, relatos e considerações de cada docente busca entender a integração de conhecimentos por meio do código linguístico.

   Diante disso, percebe-se que a compreensão dos assuntos explanados nessas áreas de conhecimento são possíveis pelas formas de expressão verbal ( as palavras) e não- verbal ( os símbolos). Portanto, a Língua Portuguesa não é apenas um sistema de sinais estabelecidos; uma convenção social. Mas também, uma ciência facilitadora na decodificação do saber científico. A coleta de dados é fornecida por meio de questionário com dez perguntas que instigam os professores para que eles expliquem detalhadamente a própria vivência com a Língua Portuguesa. Os métodos: hermenêutico e indutivo condizem melhor com a realização da pesquisa baseada em interpretação de textos e do conhecimento por meio das experiências. Como resultado obtivemos a concordância de que a Língua Portuguesa é útil e introduzida em todas as ciências citadas neste artigo

 

Biografia do Autor

Silvanito Alves Barbosa, Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UECE/UFS), mestrado em Química pela Universidade Federal de Sergipe, especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe, aperfeiçoamento em Produção Mais Limpa pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas - SENAI/RS e graduação em Química Industrial e em Química Licenciatura também pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe atuando na área da Indústria Química e Petroquímica. No ensino de química tem experiência em sala de aula e como pesquisador em laboratório atua na área da química analítica e da engenharia química com ênfase em análise e tratamento de água, petróleo, gás e produção de biocombustíveis e biossurfactantes.

 

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2021

José Hélio Barbosa Junior, Instituto Federal de Sergipe

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Mestrado em matemática(2013), pelo PROFMAT-SBM. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Sergipe.

 

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2021

Edvaldo José dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Sergipe (2013), pós-graduação em Automação e Controle de Processo na Universidade Federal de Sergipe (2000), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Curso Técnico em Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Sergipe (1989). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Dielétricos e Propriedades Dielétricas. Possui experiência na área de ensino de laboratório .

 

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2021

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Melo Vieira, M. C., Bressano, A. ., Alves Barbosa, S., Barbosa Junior, J. H., & dos Santos, E. J. . (2023). A LÍNGUA PORTUGUESA COMO PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR APLICABILIDADE DESSE SABER PARA OUTRAS CIÊNCIAS. Revista Expressão Científica (REC), 7(1), 17–24. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1280

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