CARTILHA CULTURAL DE SERGIPE

Uma ferramenta para a Educação Turística

Autores

  • Geislane Andrade
  • Amâncio Cardoso Instituto Federal de Sergipe
  • Mirela Carine Santos Araújo Instituto Federal de Sergipe
  • Averlaine Campos
  • Ana Cecília Paes Espínola

Resumo

Este artigo é fruto do projeto Destino Turístico Inteligente 4.0, com parceria entre MEC/SETEC/IFS/IFES. Dentre os subprojetos aprovados, tem-se o “Aprender a viajar: Educação Turística 4.0'', que contribui como instrumento pedagógico para a educação turística no Estado de Sergipe. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é criar uma Cartilha de Educação Turística para identificar, mapear e apresentar, de forma didática, algumas manifestações culturais, tradicionais e contemporâneas, dos territórios sergipanos. A Educação Turística é uma metodologia didático-pedagógica que viabiliza a troca de experiências através dos diferentes modos de pensar e agir, conduzindo tanto os turistas quanto a comunidade local a uma nova compreensão do mundo e das relações que permeiam culturas distintas. Assim, os resultados apresentam que os visitantes, ao terem contato com esta cartilha, aprendem mais sobre os patrimônios, além de se surpreenderem com a diversidade e riqueza das manifestações culturais sergipanas. Por fim, construiu-se uma ferramenta pedagógica, baseada no conceito de Educação Turística, voltada para alunos do Ensino Fundamental e visitantes do Museu da Gente Sergipana.

Biografia do Autor

Geislane Andrade

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo do IFS.

Amâncio Cardoso, Instituto Federal de Sergipe

Professor de História e Patrimônio Cultural nos cursos de Turismo do IFS.

Averlaine Campos

Graduanda do Curso de Gestão de Turismo do IFS

Ana Cecília Paes Espínola

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo do IFS.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Santos Andrade, G., Cardoso dos Santos Neto, A. ., Santos Araújo, M. C., Campos dos Santos, A. ., & Paes de Souza Espínola, A. C. (2023). CARTILHA CULTURAL DE SERGIPE: Uma ferramenta para a Educação Turística. Revista Expressão Científica (REC), 8(1), 9–21. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1305