A TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL NO JARDIM DA DIVERSIDADE

Autores

  • Josilene Souza Lima Barbosa Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Henrique Nou Schneider Instituto Federal de Sergipe - IFS / Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Rita de Cácia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

O presente estudo objetiva investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva Digital no processo de alfabetização de crianças surdas. Estas crianças enfrentam muitas dificuldades nesta fase de escolarização devido à escassez de metodologias e recursos apropriados para o ensino. Adotou-se para esta pesquisa o método Estudo de Caso com abordagem qualitativa, tendo como campo empírico uma Escola Estadual de Educação Especial, localizada na cidade de Aracaju-Sergipe e como instrumentos de coleta: a observação espontânea, sistemática e participante; entrevistas com a professora do laboratório de informática e com a professora da sala de aula. Foram selecionados sete alunos surdos com idade entre dez e doze anos, porém, três destes apresentavam outras limitações associadas como: autismo, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Assim, dos sete sujeitos, escolheu-se os quatro alunos que tinham apenas a surdez para a análise dos dados. A pesquisa está fundamentada na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky e os dados foram analisados com base nas três zonas de desenvolvimento, descritas por este teórico.. Os resultados evidenciaram que os recursos da Tecnologia Assistiva Digital descortinaram novas perspectivas e possibilidades no processo de aprendizagem destas crianças. Por isso, estes recursos quando munidos de um planejamento criterioso, pode se tornar um instrumento mediador importante para a mediação do conhecimento, para elevar a autoestima e despertar o interesse dos alunos para novas aprendizagens.

Biografia do Autor

Josilene Souza Lima Barbosa, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Sergipe- Campus Aracaju; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Graduada em Pedagogia;Pós-Graduada em Educação Inclusiva e em Libras; Experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial,Educação Inclusiva, Ensino Superior e Pós-Graduação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Profissional e Tecnológica-IFS. Área de Interesse: Libras; Educação Especial e Inclusiva; Tecnologia Assistiva, e Formação de Professores.

Henrique Nou Schneider, Instituto Federal de Sergipe - IFS / Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe . É avaliador de cursos de graduação junto ao INEP/MEC. É Presidente do Comitê Gestor da Rede COMEP/RNP em Sergipe (Rede MetroAju). É Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR/MEC/UFS). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, interface humano-computador, banco de dados, engenharia de software, sociologia de Internet, educação e educação a distância.

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Disciplinas: Educação Inclusiva, Fundamentos da Investigação Científica, Fundamentos Filosóficos da Educação, Tópicos Especiais de Ensino, monografia e Libras, Pesquisa em Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Pós- doutorado (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Membro da Sociedade Movimento dos Focolares, Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Sergipe, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (SBEE), Sociedade Brasileira de Pesquisadores em História da Educação(SBHE); Pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência - Nupieped (UFS), Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia assistiva ( NUPITA/UFS). Tem experiência da área de Educação infantil à pós-graduação, atuando e publicando principalmente nas seguintes temáticas: Educação, História da educação, Formação de professores, Educação, educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas, tecnologia assistiva, educação infantil, ensino-aprendizagem, Libras, arte e diversidade.

 

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Barbosa, J. S. L., Schneider, H. N., & Souza, R. de C. S. (2018). A TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL NO JARDIM DA DIVERSIDADE. Revista Expressão Científica (REC), 2(2), 17–31. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/166