METODOLOGIA CAV E O FOMENTO DE TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS: O CASO DOS ESTUDANTES DE EDIFICAÇÕES DO IFS CAMPUS LAGARTO/SE
Resumo
Diante das novas demandas emergentes da sociedade e do mercado de trabalho, os Institutos Federais de Educação buscam a consonância entre a formação humanística, desenvolvimento de competências profissionais e trajetórias empreendedoras que possam colaborar com o desenvolvimento regional e gestão de bens e serviços. Neste contexto este artigo apresenta um estudo realizado em dezembro de 2017 com duas turmas do curso Técnico Subsequente em Edificações do IFS Campus Lagarto. A partir do constructo teórico-prático da metodologia do Ciclo Vivencial de Aprendizagem (CAV) foi possível identificar a importância da aplicação de novas metodologias para o desenvolvimento de trajetórias empreendedoras aproveitando a vivência de cada sujeito. Desta forma, foi possível observar dissonâncias entre os objetivos profissionais dos entrevistados, as oportunidades de empreender e o contexto mercadológico atual. Revisões nas matrizes curriculares dos cursos poderiam minimizar esta situação, inserindo transversalmente temas ligados ao desenvolvimento de trajetórias empreendedoras de maneira mais clara e aplicada, divulgando oportunidades locais, além de capacitação para os docentes.Referências
ALBINO. Pablo M. Processo de aprendizagem baseando no ciclo de aprendizagem: uma aplicação à formação cooperativista. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas. RGC - Santa Maria, RS, Vol. 01, N° 02, 2. Sem. 2014. DÜRKS,D.B; SILVA, S. P. da. Ambivalência, complexidade e conhecimento: Bauman e Morin. Revista Controvérsia, São Leopoldo, v. 10, n. 1, p. 35-43, jan.-abr. 2014.
LOPES, Rose. M. A. (Org) Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE, 2010.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In.: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.4.ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 17-47.
PIMENTEL, Alessandra. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Revista Estudos de Psicologia 2007, 12(2), 159168. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v12n2/a08v12n2.p df. Acesso em: 01 fev. de 2018.
TOFFLER, Alvin. Powershift: as mudanças do poder. Rio de Janeiro: Record, 1990.
_____________. O choque do futuro. Rio de Janeiro: Record, 1994.
_____________. A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. Rio de Janeiro: Record, 2001.