METODOLOGIA CAV E O FOMENTO DE TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS: O CASO DOS ESTUDANTES DE EDIFICAÇÕES DO IFS CAMPUS LAGARTO/SE

Autores

  • Danillo Viana Andrade Reis Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Rosana Rocha Siqueira Instituto Federal de Sergipe - IFS

Resumo

Diante das novas demandas emergentes da sociedade e do mercado de trabalho, os Institutos Federais de Educação buscam a consonância entre a formação humanística,  desenvolvimento de competências profissionais e trajetórias empreendedoras que possam colaborar com o desenvolvimento regional e  gestão de bens e serviços. Neste contexto este artigo apresenta um estudo realizado em dezembro de 2017 com duas turmas do curso Técnico Subsequente em Edificações do IFS Campus Lagarto. A partir do constructo teórico-prático da metodologia do Ciclo Vivencial de Aprendizagem (CAV) foi possível identificar a importância da aplicação de novas metodologias para o desenvolvimento de trajetórias empreendedoras aproveitando a vivência de cada sujeito. Desta forma, foi possível observar dissonâncias entre os objetivos profissionais dos entrevistados, as oportunidades de empreender e o contexto mercadológico atual. Revisões nas matrizes curriculares dos cursos poderiam minimizar esta situação, inserindo transversalmente temas ligados ao desenvolvimento de trajetórias empreendedoras de maneira mais clara e aplicada, divulgando oportunidades locais,  além de capacitação para os docentes.

Biografia do Autor

Danillo Viana Andrade Reis, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Atualmente é Técnico de Laboratório - Construção Civil do Instituto Federal de Sergipe - IFS - Campus Lagarto e estudante de Engenharia Civil no IFS - Campus Aracaju. Formado no curso Técnico em Construção civil (2012) no IFS - Campus Aracaju. Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Rosana Rocha Siqueira, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil(2015)
Tecnólogo em Cooperativismo do Instituto Federal de Sergipe , Brasil

Referências

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Reis, D. V. A., & Siqueira, R. R. (2018). METODOLOGIA CAV E O FOMENTO DE TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS: O CASO DOS ESTUDANTES DE EDIFICAÇÕES DO IFS CAMPUS LAGARTO/SE. Revista Expressão Científica (REC), 2(2), 52–58. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/168