CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ESTÂNCIA

Autores

  • Cyndi Moura Guimarães de Oliveira Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Thiago Rodrigo Santos Souza Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Sônia Pinto de Albuquerque Melo Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Elza Ferreira Santos Instituto Federal de Sergipe - IFS

Resumo

O presente artigo traz reflexões acerca do diálogo entre o cinema e educação, a partir de pesquisa desenvolvida com alunos e servidores no Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância. Com o objetivo de abordar o cinema como atividade essencial para a socialização e a inserção do público no mundo da cultura e formar espectadores reflexivos e críticos. Para isso foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico sobre temas que circundam a temática geradora, bem como foram desenvolvidas oficinas teóricas e práticas sobre a produção audiovisual, ministradas por profissionais da área, cujo resultado foi a produção de um documentário pelos participantes das oficinas, compreendidos no contexto deste estudo, como agentes da cultura, capazes de (re)significar suas experiências e práticas. Neste sentido, a relação cinema e educação é compreendida neste estudo a partir de uma ação formadora destes sujeitos, possibilitando-lhes oportunidades de aprendizagem e ampliação de conhecimento acerca da linguagem cinematográfica.

Biografia do Autor

Cyndi Moura Guimarães de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Graduada em Letras, com Habilitação em Português, pela Universidade Tiradentes (2006), Especialista em Gestão Integrada de Comunicação pela Universidade Tiradentes (2008), Especialista em Proeja - Educação Profissional para Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Sergipe (2014). Servidora do Instituto Federal de Sergipe, desde 2014.

Thiago Rodrigo Santos Souza, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes(2007) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes(2009). Atualmente é Técnico Audiovisual do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia.

Sônia Pinto de Albuquerque Melo, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Mestre e Doutora em Educação também pela Universidade Federal de Sergipe (2009 e 2015, respectivamente). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de leitores; Práticas de leitura e escrita; História da Leitura; História do Impresso; Educação Feminina; Estudos da linguagem e ensino. É professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe (Campus Estância), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Estudos de texto, leitura e linguagem (GETELL).

Elza Ferreira Santos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Possui graduação em Licenciatura Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (1993), mestrado em Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006) reconhecido pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013) com estágio de doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). É professora permanente do quadro de docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É líder do Grupo de Pesquisa Educação profissional do IFS registrado no CNPq. É membro do do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Seus interesses em pesquisa relacionam-se aos temas Relações de Gênero, Educação Profissional, Literatura, Ensino da Língua Portuguesa e Psicanálise.

Referências

COSTA, Renato Gama-Rosa. Os Cinematógrafos do Rio de Janeiro (1896-1928). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. V, n.1, p. 153-168, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0104-59701998000100010. Acesso em: 12/02/2018 DUARTE, Rosália. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FRANCO, M. Você sabe o que foi o I.N.C.E.? In: SETTON, M. da G. J. (org.) A Cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=zf1gaaEV 1NYC&printsec=frontcover&hl=ptBR&vq=%22Cinema+%26+educa%C3%A7%C3 %A3o%22&source=gbs_citations_module_r&ca d=3#v=onepage&q=%22Cinema%20%26%20ed uca%C3%A7%C3%A3o%22&f=false Acessado em: 16/07/2017

IFS. Comunidade do Campus Estância participa de oficina de produção audiovisual. 28/07/2017. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/ultimas-noticias/201estancia/5789-comunidade-do-campus-estanciaparticipa-de-oficina-de-producao-audiovisual. Acessado em: 22/01/2017

KLAMMER, Celso Rogério. Cinema e Educação: Possibilidades, Limites e Contradições. III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis: UFSC, 2006. p. 872-882. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/setimaarte/images/pdf/ci nema-e-educac3a7c3a3o-possibilidades-limites

e-contradic3a7c3b5es.pdf. Acessado em: 17/07/2017.

MELO, Cristina Teixeira Vieira de Melo. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação e Informação, v. 5, n. 1/2, p.2540, jan-dez. 2002. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/ci/article/viewFile/241 68/14059. acesso em 10 de fevereiro de 2018.

MOLETTA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus, 2014.

ORLANDI, Eni. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro, Vozes, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio De Janeiro: Fiocruz. Politécnico Da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SILVA. Josineide Alves. Cinema e educação: o uso de filmes na escola. Revista Intersaberes. vol.9, n.18, p.361-373 | jul.- dez. 2014. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/r evista/article/viewFile/642/421. Acessado em: 17 de julho de 2017.

SILVA, Veruska Anaricema Santos da. Memória e cultura: cinema e aprendizado de cineclubistas baianos dos anos 1950. Vitória da Conquista: UESB, 2010. Disponível em: < http://www.uesb.br/ppgmemorials/dissertacoes/Si lva_VAS.pdf > acesso 16 de janeiro de 2018.

XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Rev. Educação e Realidade. P.13-20. 2008. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade /article/view/6683/3996. Acessado em: 17/07/2017.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Oliveira, C. M. G. de, Souza, T. R. S., Melo, S. P. de A., & Santos, E. F. (2018). CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ESTÂNCIA. Revista Expressão Científica (REC), 2(2), 32–38. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/169