CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ESTÂNCIA
Resumo
O presente artigo traz reflexões acerca do diálogo entre o cinema e educação, a partir de pesquisa desenvolvida com alunos e servidores no Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância. Com o objetivo de abordar o cinema como atividade essencial para a socialização e a inserção do público no mundo da cultura e formar espectadores reflexivos e críticos. Para isso foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico sobre temas que circundam a temática geradora, bem como foram desenvolvidas oficinas teóricas e práticas sobre a produção audiovisual, ministradas por profissionais da área, cujo resultado foi a produção de um documentário pelos participantes das oficinas, compreendidos no contexto deste estudo, como agentes da cultura, capazes de (re)significar suas experiências e práticas. Neste sentido, a relação cinema e educação é compreendida neste estudo a partir de uma ação formadora destes sujeitos, possibilitando-lhes oportunidades de aprendizagem e ampliação de conhecimento acerca da linguagem cinematográfica.Referências
COSTA, Renato Gama-Rosa. Os Cinematógrafos do Rio de Janeiro (1896-1928). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. V, n.1, p. 153-168, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0104-59701998000100010. Acesso em: 12/02/2018 DUARTE, Rosália. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FRANCO, M. Você sabe o que foi o I.N.C.E.? In: SETTON, M. da G. J. (org.) A Cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=zf1gaaEV 1NYC&printsec=frontcover&hl=ptBR&vq=%22Cinema+%26+educa%C3%A7%C3 %A3o%22&source=gbs_citations_module_r&ca d=3#v=onepage&q=%22Cinema%20%26%20ed uca%C3%A7%C3%A3o%22&f=false Acessado em: 16/07/2017
IFS. Comunidade do Campus Estância participa de oficina de produção audiovisual. 28/07/2017. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/ultimas-noticias/201estancia/5789-comunidade-do-campus-estanciaparticipa-de-oficina-de-producao-audiovisual. Acessado em: 22/01/2017
KLAMMER, Celso Rogério. Cinema e Educação: Possibilidades, Limites e Contradições. III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis: UFSC, 2006. p. 872-882. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/setimaarte/images/pdf/ci nema-e-educac3a7c3a3o-possibilidades-limites
e-contradic3a7c3b5es.pdf. Acessado em: 17/07/2017.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de Melo. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação e Informação, v. 5, n. 1/2, p.2540, jan-dez. 2002. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/ci/article/viewFile/241 68/14059. acesso em 10 de fevereiro de 2018.
MOLETTA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus, 2014.
ORLANDI, Eni. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro, Vozes, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio De Janeiro: Fiocruz. Politécnico Da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
SILVA. Josineide Alves. Cinema e educação: o uso de filmes na escola. Revista Intersaberes. vol.9, n.18, p.361-373 | jul.- dez. 2014. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/r evista/article/viewFile/642/421. Acessado em: 17 de julho de 2017.
SILVA, Veruska Anaricema Santos da. Memória e cultura: cinema e aprendizado de cineclubistas baianos dos anos 1950. Vitória da Conquista: UESB, 2010. Disponível em: < http://www.uesb.br/ppgmemorials/dissertacoes/Si lva_VAS.pdf > acesso 16 de janeiro de 2018.
XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Rev. Educação e Realidade. P.13-20. 2008. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade /article/view/6683/3996. Acessado em: 17/07/2017.