PERFIL DO ALUNO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE OS ALUNOS DO CAMPUS IFS TOBIAS BARRETO
Resumo
É fundamental para o educador conhecer o perfil dos estudantes da escola em que atua, considerando suas diferenças e singularidades, relacionadas muitas vezes a aspectos socioeconômicos e culturais. Tal conhecimento é fundamental para que sejam pensadas ações qualificadas e eficientes para a expansão do ensino. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil do estudante do IFS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe do campus Tobias Barreto. Foi realizado um estudo quantitativo, onde foram consultados aproximadamente 80% dos estudantes do campus, os quais preencheram um questionário estruturado com questões acerca de diferentes aspectos. A pesquisa foi importante para que a equipe da Assistência Estudantil do campus IFS Tobias Barreto construísse um perfil mais completo e fidedigno dos estudantes atendido por esta equipe, assim como por outros educadores da escola, que poderão a partir de então utilizar as informações coletadas e analisadas para fundamentarem suas práticas e projetos pedagógicos.Referências
BRASIL. Lei nº 11.892, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. de 29 de Dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Ministério da Educação, Brasília, 2008.
FINATTI, Betty Elmer. Perfil sócio, econômico e cultural dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina-UEL- Indicadores para implantação de uma política de assistência estudantil. Libertas, Juiz de Fora, v.2, n.1, p. 188 – 206, dez/2007.
FURLANI, L. M. T. A claridade da noite: os alunos do ensino superior noturno. São Paulo: Cortez, 1998.
LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Uma análise das ações de assistência estudantil no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe– São Cristóvão, 2014. 153 f. : il. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) Universidade Federal de Sergipe, 2014.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
SAVIANI, D. O Trabalho como principio educativo frente às novas tecnologias: In: FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; MADEIRA F.R.; FRANCO M. L. P. B. (Orgs.) Novas Tecnologias Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. Petropolis: Vozes, 1994. p 151-168.