COMPORTAMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PELOS ALUNOS EM DIREÇÃO A RACIONALIZAÇÃO CONSCIENTE

Autores

  • Luiz Carlos Pereira Santos Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Thiago de Almeida Fabris Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Leonardo de Jesus Ferreira Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Daniela Venceslau Bitencourt Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

O estudo busca entender qual a consciência dos alunos do Curso de Manutenção e Suporte em Informática quanto ao consumo de energia elétrica no laboratório de informática. Para tanto, o alvo foi o Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no Município de São Cristóvão/SE. Para isso, a pesquisa investigou o comportamento dos alunos quanto a sua responsabilidade, quando do uso do laboratório de informática. Em média, o laboratório é utilizado 11 horas por dia, o que o torna perceptível a um olhar para a racionalização de energia elétrica. A pesquisa foi feita com três turmas do Curso de Manutenção e Suporte em Informática nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os resultados mostraram que provocar a conscientização aos alunos, professores e comunidade sobre a importância de usar a energia elétrica sem desperdício, leva à reflexão e consequentemente à racionalização da energia elétrica.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pereira Santos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Professor, Pesquisador, Instituto Federal de Sergipe

Thiago de Almeida Fabris, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Estudante, bolsista, Curso de Manutenção e Suporte
em Informática

Leonardo de Jesus Ferreira, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Estudante, bolsista voluntário, Curso de Manutenção e Suporte em Informática,

Daniela Venceslau Bitencourt, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora, Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Santos, L. C. P., Fabris, T. de A., Ferreira, L. de J., & Bitencourt, D. V. (2018). COMPORTAMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PELOS ALUNOS EM DIREÇÃO A RACIONALIZAÇÃO CONSCIENTE. Revista Expressão Científica (REC), 2(2), 39–51. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/263