ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumo
Dentre as doenças metabólicas, o Diabetes Mellitus destaca-se pela elevada prevalência e por desencadear complicações micro e macrovasculares. É uma doença crônica e não transmissível, quese classifica em três subtipos: Diabetes Mellitus Tipo 1, Tipo 2 e Diabetes Mellitus Gestacional. Mundialmente, a doença afeta milhões de indivíduos, por isso é necessária uma série de mudanças nos hábitos de vida e alimentação para reduzir a incidência da doença. O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da assistência de enfermagem
frente à prevenção e controle do Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde. Trata- se de uma Revisão Integrativa da Literatura em artigos científicos no período de 2013 a 2018, nas principais bases de dados e periódicos da Capes. Ressalta-se que o cuidado ao indivíduo com Diabetes Mellitus é bastante complexo e requer interação de toda a equipe multidisciplinar, especialmente do profissional enfermeiro.
Portanto, é necessário que os profissionais de saúde repensem medidas e ações reais voltadas para o cuidado de forma holística ao cliente diabético.