ESTUDO DO DIMENSIONAMENTO DE RADIER EM CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES POPULARES

Autores

  • Danilo Silva dos Santos Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Lucas da Mata Rocha Menezes Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Fernanda Gabriela Ferreira Ribeiro Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Euler Wagner Freitas Santos Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Rodolfo Santos da Conceição Instituto Federal de Sergipe - IFS

Resumo

Placas de fundação têm se mostrado alternativas economicamente viáveis em diversos cenários, entre eles o mercado de edificações populares.
No entanto, em nosso país, essas edificações têm sido construídas sem maiores exigências técnicas e na ausência de profissionais habilitados.
Este trabalho tem como objetivo o estudo do dimensionamento das placas de fundação para essa categoria de edificações. O estudo contou com valores
de carregamento e dimensões da superestrutura características de edificações populares, porém com variações de parâmetros de deformabilidade do solo. Ao final, através da análise da taxa de aço das placas, são recomendados valores de espessura do radier e distância entre pilares tendo em vista
sobretudo o fator custo.

Biografia do Autor

Danilo Silva dos Santos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Pesquisador; Instituto Federal de Sergipe,

Lucas da Mata Rocha Menezes, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Pesquisador; Instituto Federal de Sergipe

Fernanda Gabriela Ferreira Ribeiro, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Estudante; Instituto Federal de Sergipe

Euler Wagner Freitas Santos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Professor; Instituto Federal de Sergipe

Rodolfo Santos da Conceição, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Professor; Instituto Federal de Sergipe

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Santos, D. S. dos, Menezes, L. da M. R., Ribeiro, F. G. F., Santos, E. W. F., & Conceição, R. S. da. (2018). ESTUDO DO DIMENSIONAMENTO DE RADIER EM CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES POPULARES. Revista Expressão Científica (REC), 2(1), 30–35. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/268