PROJETO ACORDE: CANTANDO CONTRA O PRECONCEITO RACIAL

Autores

  • Gleise Prado da Rocha Passos "Instituto Federal de Sergipe"
  • Joelson Santos Nascimento "Instituto Federal de Sergipe"
  • Marco Arlindo Amorim Melo Nery "Instituto Federal de Sergipe"
  • Manoel Messias Rodrigues Santos "Instituto Federal de Sergipe"
  • Larissa Michelle Santos Melo "Instituto Federal de Sergipe"

Resumo

Apesar de a população negra ser maioria no Brasil, ainda é vítima de preconceito e racismo. Desse modo, não obstante o contexto democrático coloque todos os numa condição de igualdade jurídica, a constatação da permanência de práticas racistas no país questiona qualquer discurso de que vivemos em uma democracia racial. A escola, como parte integrante dessa sociedade, deve estar comprometida com a mudança desse quadro e desenvolver ações que fomentem o respeito à diversidade. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva apresentar e discutir os resultados de um projeto de extensão desenvolvido com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais da cidade de São Cristóvão, no estado de Sergipe, cujo objetivo foi promover o respeito à diferença e a valorização da cultura afro-brasileira através de oficinas interativas transdisciplinares. A prática possibilitou não apenas repensar as representações culturais do negro, mas também gerar ações educativas que promovam o enfrentamento ao preconceito racial e o respeito à pessoa humana.

Biografia do Autor

Gleise Prado da Rocha Passos, "Instituto Federal de Sergipe"

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), no qual integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Educação e Tecnologias-GEPSET. Tem experiência em estudos relativos à Direitos Humanos, Violência, Segurança Pública, Participação Social, Políticas Públicas, Cultura Cívica, dentre outros.

Joelson Santos Nascimento, "Instituto Federal de Sergipe"

Mestre em Filosofia

Marco Arlindo Amorim Melo Nery, "Instituto Federal de Sergipe"

Doutor em Educação

Manoel Messias Rodrigues Santos, "Instituto Federal de Sergipe"

Mestre em Ciências Sociais

Larissa Michelle Santos Melo, "Instituto Federal de Sergipe"

Graduanda no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia

Referências

ABRAMOVAY, Miriam e CASTRO, Mary Garcia (Coords). Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, INEP, Observatório de Violências nas Escolas, 2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: 2006.

CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e antirracismo na educação: repensando a nossa escola. São Paulo: Selo Negri, 2001.

COSTA, Sérgio. Política, Esfera Pública e Novas Etnicidades. Revista Internacional e Interdisciplinar Interthesis, vol.2, nº 1, 2005.

CAVALCANTE, Francys Carla Arraiz Lindoso. “Literatura afro-brasileira: um processo de afirmação identitária e de resistência negra na poesia de Cuti”. Revista Opiniães: Revista dos alunos de Literatura Brasileira. n.10. São Paulo: FFLCH:USP, 2017. p.86-102.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em <http://censo2010.ibge.gov.br/resultados>. Acesso em 14 de out de 2018.

IPEA, Políticas Sociais: acompanhamento e análise. N. 23. Brasília: Ipea, 2015. (Capítulo 8: igualdade racial).

LOPES, Vera Neusa. “Racismo, Preconceito e Discriminação”. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

PESSOA DE CASTRO, Yeda. Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

PORTUGAL, Roberta Rosa. O samba-reggae: uma afirmação do sagrado, cultural e político. Odeere: revista do programa de pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – UESB. Ano 2, número 3, volume 3, Janeiro – Junho de 2017.

SANTOS, Joel Rufino dos. O que é racismo. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos).

SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto. 2009.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2011:Os jovens do Brasil. São Paulo: Instituto Sangari; Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2011.

________ . Mapa da Violência 2012: A cor dos homicídios no Brasil. Rio de Janeiro: CEBELA, FLACSO; Brasília: SEPPIR/PR, 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Passos, G. P. da R., Nascimento, J. S., Nery, M. A. . A. M., Santos, M. M. R., & Melo, L. M. S. (2019). PROJETO ACORDE: CANTANDO CONTRA O PRECONCEITO RACIAL. Revista Expressão Científica (REC), 3(2), 19–29. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/282