A INOVAÇÃO APLICADA A VESTIMENTA DA OPERÁRIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Marilda Colares Jardelina dos Santos Instituto Federal de Sergipe

Resumo

O uso de uniforme na área de construção requer a obrigatoriedade desse uso, o qual é instituído pela empresa em seu regulamento interno. Essa posição é vista como importante para verificação dos funcionários, padronização dentro do ambiente de trabalho como também dignidade e autoestima ao trabalhador. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar uma nova vestimenta para a trabalhadora da construção civil, como fator ergonômico na aplicação das diversas tarefas desenvolvidas, considerando a modelagem, conforto, estilo, motivação e produtividade. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico. Com os dados coletados foram analisados e confeccionada a vestimenta feminina, onde resultou em 2 (dois) protótipos. A pesquisa de campo foi desenvolvida onde através da aplicação de questionários teve o intuito de buscar informações sobre a peça-piloto. Os resultados obtidos foram os seguintes: visualizando a durabilidade da vestimenta, foram feitas costuras reforçadas e utilização de fios e linhas mais resistentes, garantindo assim qualidade, proteção e conforto. No caso do Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) o tecido brim com FPU 50, alcançou maior resistência e proteção à pele. Com relação às cores, as mais utilizadas pela trabalhadora em canteiro de obra são o Azul Royal, Cinza e Laranja, porém a cor Azul Royal foi a mais votada. Conclui-se, que este artigo pôde contribuir e auxiliar de maneira significativa na tomada de decisões quanto a escolha do uniforme de trabalho, possibilitando a melhoria das condições laborais e de vida das trabalhadoras.

Biografia do Autor

Marilda Colares Jardelina dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Departamento de Segurança no Trabalho do IFS

Referências

ADISSI, J. O. et al. Vestimenta de trabalho para a construção civil. In: XXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Anais... Fortaleza, 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR500330_8363.pdf >. Acesso em 08 mar. 2014

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. O que é Ergonomia? 2005. Disponível em: <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia>

Acesso em: 20 abr 2014.

AZEVEDO, I. B. de. O prazer das produção científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos.7.ed. Piracicaba: UNIMEP, 1999. 209 p.

CAMARGO, M. G. de. Discussões sobre ergonomia e conforto térmico em relação ao vestuário. 2011. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/>. Acesso em: 20 abr de 2014.

CARTAXO, C.. Estudo ergonômico do posto de trabalho do armador de laje: uma avaliação quantitativa dos esforços físicos na coluna vertebral decorrentes da postura de trabalho. Dissertação (mestrado em engenharia de produção). CT/UFPB, 1997.

DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

IIDA, I. Ergonomia – Projeto e produção. Sâo Paulo: Edgard Blücher, 1992.

POZZEBON, P. H. B.; RODRIGUES, N. V.. Radiação Ultravioleta em trabalhadores da construção civil: problemas e soluções. Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 10, n. 1, p. 15-26, 2009. Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/36/tecnologicas/2009/completos/02.pdf/>. Acesso em 04 de mar. de 2014.

PRANGE, A.. Mulheres conquistam setor de construção civil no Brasil. Reportagem publicada pelo sítio Deutsche Welle. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/517401 >. Acesso em 07 de mar. de 2016.

SILVA, A. T. C. A mulher no mercado de trabalho brasileiro. Ituiutaba, MG:

Faculdade de ciências Integradas do Pontal (FACIP), 2012. Artigo Universidade Federal de Uberlandia.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005. Anais. Águas de Lindóia, Embrapa, 1996. CD-ROM

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Santos, M. C. J. dos. (2019). A INOVAÇÃO APLICADA A VESTIMENTA DA OPERÁRIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Revista Expressão Científica (REC), 3(2), 8–18. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/290

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)