PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CANTEIRO DE OBRA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ARACAJU, SERGIPE, BRASIL

Autores

  • Glaucia dos Passos Mota Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Maria Cristina Basílio Crispim da Silva UFPB
  • Pablo Gleydson de Sousa IFS

Resumo

A sustentabilidade é algo que se busca em todos os setores da atividade humana, para garantir melhor qualidade ambiental e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, para estas e as futuras gerações. A gestão ambiental é uma das ferramentas que se tem para alcançar essa sustentabilidade, no entanto, se esta não for participativa, dificilmente atingirá os seus objetivos. Dessa forma, este artigo teve como objetivo investigar a percepção ambiental do trabalhador da construção civil, especificamente no canteiro de obra do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, verificando o quanto isso pode favorecer ou impactar o meio ambiente através da atividade de construção civil. O trabalho é um estudo de caso, cuja metodologia de pesquisa adotada é do tipo descritiva, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, além da realização de visitas de observação visando obter informações sobre o comportamento, comprometimento e postura dos trabalhadores relativos ao gerenciamento de resíduos de construção e demolição (RCD) gerados na obra em que trabalham. Verificou-se que a falta de treinamento periódico e adequado, bem como uma efetiva cobrança da construtora relacionada ao comprometimento do trabalhador, acabam por abalar o desempenho da gestão de RCD comprometendo etapas como segregação dos resíduos e conhecimento sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC – preconizado pela Resolução do CONAMA nº 307/2002.

Biografia do Autor

Glaucia dos Passos Mota, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Engenheira Civil; Engenheira de Segurança do Trabalho; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Professora lotada na Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho (COSSET) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju.

Maria Cristina Basílio Crispim da Silva, UFPB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987), doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa (1997) e pós doutorado na área de ecologia aplicada. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: zooplâncton, semi-árido, biodiversidade, conservação de espécies, aquicultura, gestão ambiental, biorremediação, ecoturismo e educação ambiental. Realiza projetos de extensão junto a comunidades pesqueiras e rurais, na área de aquicultura familiar e construção de fossas ecológicas.

Pablo Gleydson de Sousa, IFS

É doutor em Arquitetura (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Desenvolvendo pesquisas na área de Teoria da Arquitetura, especificamente na Teoria do Projeto com estudo de caso em Projeto e Representação. Desde 2009 coordena o Grupo de Pesquisa Projeto, Paisagem e Sustentabilidade (cadastrado no CNPq) do Instituto Federal de Sergipe - IFS. Desenvolve pesquisas de inovação tecnológica que tenham por objeto o projeto de arquitetura, suas representações e tecnologia, contexto em que estabeleceu, entre outras, parcerias com o IPHAN/SE (2011 a 2016) visando transportar projetos de edificações tombadas do papel para vias contemporâneas. Como arquiteto (UFRN/2005) atuou desenvolvendo projetos e consultoria para iniciativa pública e privada com ênfase em edificações públicas de ensino técnico e superior, edificações multi-familiares de grandes dimensões, resorts e hotelaria.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Como Citar

Mota, G. dos P., Silva, M. C. B. C. da, & Sousa, P. G. de. (2020). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CANTEIRO DE OBRA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ARACAJU, SERGIPE, BRASIL. Revista Expressão Científica (REC), 4(1), 21–32. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/352