MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS SURDAS E CEGAS: UM ESTUDO SOBRE PATENTES NO BRASIL

Autores

  • Eline Alves Santos IFS
  • Claudia Cardinale Nunes Menezes
  • Saulo Santos Rosa
  • João Paulo Dias Menezes

Resumo

Esta pesquisa propôs-se a contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico do Instituto Federal de Sergipe (IFS) a partir de estudo sobre recursos de tecnologia assistiva aplicada na educação para pessoas com surdez e cegueira. Com o objetivo de apresentar o cenário de tecnologias assistivas no Brasil, em especial as tecnologias assistivas aplicadas à educação de pessoas cegas e surdas, realizou-se um mapeamento das patentes registradas no país sobre o tema, visando a busca de inclusão de alunos com deficiência. E se possível a identificação de tecnologias passíveis de exploração pelo IFS, sem a violação de direitos patentários. Além também, da pesquisa servir de referência a qualquer interessado em utilizar tecnologias assistivas. A pesquisa, justifica-se sua relevância por unir conhecimentos de dois temas importantes: inclusão, considerando que este é um dos propósitos das tecnologias assistivas, e o tema inovação, que é elencado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como tema estratégico para o desenvolvimento científico e econômico nacional. Através dos resultados encontrados, verificou-se que o número de patentes registradas, de acordo com os critérios de busca escolhidos, é pequeno. Sendo em sua maior parte depositados por pessoas físicas. Infelizmente não conseguimos identificar nenhuma tecnologia possível de aplicação ao IFS através de parceria com universidades e/ou instituições de ciência e tecnologia. A pesquisa apresenta contribuição aos pesquisadores interessados no tema ao apresentar o cenário de registros de patentes desde o ano em que a primeira patente foi registrada até o ano de 2018.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Como Citar

Santos, E. A., Nunes Menezes, C. C., Rosa, S. S., & Dias Menezes, J. P. (2020). MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS SURDAS E CEGAS: UM ESTUDO SOBRE PATENTES NO BRASIL. Revista Expressão Científica (REC), 4(1), 45–56. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/433