REFLEXÕES DIALÓGICAS PARA O TRABALHO EM HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA(S) CIÊNCIA(S)
Resumo
A relevância da História, Filosofia e Sociologia (HFS) das ciências na Educação em Ciências da natureza (tanto para a pesquisa em ensino de ciências quanto para questões sobre prática docente), sob diversos aspectos, tem sido trabalhada com bastante frequência nos campos especializados academicamente. A necessidade da presença de elementos históricos, filosóficos e sociológicos nos dizeres sobre o fazer ciência no Ensino Médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. Por trás deste ângulo comum, há jogos de valores em embate nas mais variadas esferas comunicacionais, ou seja, há imagens conflitantes de representações sobre o campo do fazer ciência. Este texto vem trabalhar, em sua exposição, reflexões teórico-metodológicas posicionadas no campo dos estudos discursivos de viés bakhtiniano, a fim de provocar e corroborar a ideia da importância da sensibilização discursiva diante do trabalho científico na área das Ciências da natureza.