REFLEXÕES DIALÓGICAS PARA O TRABALHO EM HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA(S) CIÊNCIA(S)

Autores

  • Carlos Eduardo da Silva Ferreira Unicamp

Resumo

A relevância da História, Filosofia e Sociologia (HFS) das ciências na Educação em Ciências da natureza (tanto para a pesquisa em ensino de ciências quanto para questões sobre prática docente), sob diversos aspectos, tem sido trabalhada com bastante frequência nos campos especializados academicamente. A necessidade da presença de elementos históricos, filosóficos e sociológicos nos dizeres sobre o fazer ciência no Ensino Médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. Por trás deste ângulo comum, há jogos de valores em embate nas mais variadas esferas comunicacionais, ou seja, há imagens conflitantes de representações sobre o campo do fazer ciência. Este texto vem trabalhar, em sua exposição, reflexões teórico-metodológicas posicionadas no campo dos estudos discursivos de viés bakhtiniano, a fim de provocar e corroborar a ideia da importância da sensibilização discursiva diante do trabalho científico na área das Ciências da natureza.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Silva Ferreira, Unicamp

Graduação em Letras, Bacharelado e Licenciatura plena em Língua Portuguesa e Espanhol (2012). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras, em Análise do Discurso, na linha "Estrutura, Organização e funcionamento discursivos e textuais: Análise dos fatores responsáveis pela organização textual e estudo dos mecanismos linguísticos responsáveis pelas relações entre texto e intertexto." Projetos de pesquisa relacionados à Linguística, Educação, Educação Matemática, Filosofia e Metodologia das ciências. O foco das pesquisas tem se encaminhado às análises de questões sobre ideologia e discursos sobre o acontecimento (devir) de/sobre "aula de matemática", debatendo formações discursivas dos enunciados direcionados na perspectiva da dificuldade de aprendizagem em matemática. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara e também pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Unicamp/Campinas. Professor-coordenador voluntário do "Espaço Educacional Reflexão" - Araraquara na área de Exatas, Ciências da natureza e Filosofia das ciências.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Ferreira, C. E. da S. (2020). REFLEXÕES DIALÓGICAS PARA O TRABALHO EM HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA(S) CIÊNCIA(S). Revista Expressão Científica (REC), 5(1), 51–59. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/497