MAPAS COM A LOCALIZAÇÃO MÉDIA DE XYLOPIA AROMATICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Pedro Luiz Teixeira Camargo Professor do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Paulo Pereira Martins Júnior Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto
  • Macrílio Baltazar Teixeira Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa
  • Raphaella Karla Portes Beserra Mestre em Geografia pela UFG https://orcid.org/0000-0002-6416-1642
  • Fernando Antônio Madeira Professor da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG). Av. Afonso Pena, 3400 - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, 30130-009.

Resumo

A gestão dos recursos naturais de maneira responsável é, sem dúvida, um dos maiores desafios de gestão ambiental. Para isso, técnicas de sensoriamento remoto têm sido cada vez mais usadas objetivando um melhor e maior auxílio à decisão. Na margem Noroeste (B) do município de São Francisco, Norte de Minas Gerais, localizado na bacia alto-média do rio São Francisco e onde o Cerrado natural sofreu intensa degradação no intervalo de 41 anos (1975-2016), realizou-se o presente estudo, objetivando, através da metodologia de sobreposição de imagens cartográficas, utilizando-se a ferramenta IDW do software Arcgis 10.2 gerar um mapa capaz de apresentar a média populacional da Pimenta de Macaco (Xylopia aromatica) por ponto de coleta. Pode-se concluir, após a exitosa experiência metodológica aqui presente, que o mapeamento sobreposto aqui realizado apresenta a Pimenta de Macaco (Xylopia aromatica) presente basicamente por toda a margem Leste e Oeste da área de estudo. Comparando-se o mapa gerado com a carta acerca do uso e ocupação local, nota-se sua maior presença nas áreas onde estão presentes os pastos, evidenciando como a as clareiras abertas para a criação de gado parecem ser o principal fator capaz de explicar a distribuição dos indivíduos desta espécie ao longo da margem B. Sugerem-se mais estudos acerca da hipótese aqui proposta de distribuição da espécie em questão ao longo da região Noroeste do município de São Francisco.

Biografia do Autor

Paulo Pereira Martins Júnior, Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto

Geólogo, Doutor em Geologia pela Universidade de Paris, Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto

Macrílio Baltazar Teixeira, Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa

Engenheiro Agrmiensor pela UFV, Especialista em Segurança do Trabalha pela PUC/MG, Mestre em Geotecnia e Doutor em Ciências Naturais pela UFOP. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa

Raphaella Karla Portes Beserra, Mestre em Geografia pela UFG

Geógrafa pela UFU, Especialista em Educação Básica, Técnica e Superior e Mestre em Geografia pela UFG

Fernando Antônio Madeira, Professor da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG). Av. Afonso Pena, 3400 - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, 30130-009.

Químico e Matemático, Mestre e Doutor em Química pela UFMG, Pós doutor em Sustentabilidade também pela UFMG. Atualmente é Professor da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG)

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Camargo, P. L. T., Martins Júnior, P. P., Teixeira, M. B., Portes Beserra, R. K., & Madeira, F. A. (2023). MAPAS COM A LOCALIZAÇÃO MÉDIA DE XYLOPIA AROMATICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO. Revista Expressão Científica (REC), 7(1), 44–50. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/525