A PALMADA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO FAMILIAR. MEDIDA EDUCATIVA OU ATO DE VIOLÊNCIA?

Autores

  • Bárbara Teixeira Souza de Jesus Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

A palmada presente no ambiente familiar se naturalizou há séculos. Ela foi apresentada como uma “leve” forma de ensinar à criança o que é errado e o que não se deve fazer. Porém, de acordo com os autores pesquisados o que há por traz da simples palmadinha é mais do que insignificância, é violência, descumprimento do dever de proteção da família. Com base nisso, esse artigo visa conhecer e analisar o entendimento dos pais sobre o ato da palmada na perspectiva de violência, ou de medida educativa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem descritiva. As informações também foram ilustradas quantitativamente. Utilizou-se como instrumental e coleta de dados a
entrevista semiestruturada para chegar à realidade. Foram sujeitos dessa pesquisa pais de crianças em idade de 0 a 15 anos. O referencial teórico metodológico envolveu o método dialético. Esta pesquisa demonstrou a proporção cultural que tomou o tema em questão. Não há noção por parte dos pais do prejuízo que a disciplina corporal pode causar na vida da criança, tanto o é que das dez famílias entrevistadas apenas uma não fazia uso desse método. Nesse sentido, é mister que haja um maior esclarecimento para estes sujeitos dos males resultantes da violência praticada no seio familiar.

Biografia do Autor

Bárbara Teixeira Souza de Jesus, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Assistente Social - Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2016-02-12

Como Citar

Jesus, B. T. S. de. (2016). A PALMADA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO FAMILIAR. MEDIDA EDUCATIVA OU ATO DE VIOLÊNCIA?. Revista Expressão Científica (REC), 1(1). Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/57