MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: EXPERIÊNCIAS E PROPOSIÇÕES A PARTIR DE PORTUGAL

EXPERIÊNCIAS E PROPOSIÇÕES A PARTIR DE PORTUGAL

Autores

Resumo

O presente artigo aborda a internacionalização da educação superior e a Mobilidade Acadêmica Internacional ao evidenciar experiências, bem como proposições sob a ótica de um docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) a partir da sua participação em um estágio de mobilidade acadêmica internacional em Portugal. No período de dez meses foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre a inovação pedagógica e as práticas colaborativas, multidisciplinares e cocriativas do Instituto Politécnico do Porto, um estudo de caso descritivo com coleta de dados e observação no campo de pesquisa. As experiências, resultados e discussões envolvendo a pesquisa subsidiaram esta escrita. Espera-se que a Mobilidade Acadêmica Internacional para discentes, docentes e demais servidores se torne uma constante e evidencie contribuições em todos os âmbitos, ou seja, um melhor aproveitamento pessoal, profissional e institucional.

Biografia do Autor

Junior Leal do Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2018). Líder do grupo de pesquisa Matemática Aplicada à Visão Computacional (MAVICOM). É professor da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS e tem experiência nas áreas de Matemática, Educação, Transferência de Tecnologia e Inovação.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

Prado, J. L. do. (2021). MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: EXPERIÊNCIAS E PROPOSIÇÕES A PARTIR DE PORTUGAL: EXPERIÊNCIAS E PROPOSIÇÕES A PARTIR DE PORTUGAL. Revista Expressão Científica (REC), 5(2), 56–66. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/690