INTERFACE ENTRE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTA INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA

Autores

Resumo

Neste trabalho, realizou-se uma investigação sobre a interlocução entre a Neurociência e a Aprendizagem Significativa, para o ensino de Física e Astronomia. Para tanto, levantou-se a seguinte questão: a partir da interface entre Neurociência e Aprendizagem Significativa, que contribuições podem ser evidenciadas para o ensino de Física e Astronomia? A pesquisa tomou por base documentos oficiais nacionais e os resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 1982 a 2019. Os resultados apontam que a compreensão de aspectos neurocientíficos impactará favoravelmente na formação e atuação do professor, permitindo que ele aborde a Física e a Astronomia com estratégias mais adequadas, que facilitem o processo ensino e aprendizagem. Todavia, a aproximação entre essas áreas deve ocorrer com cautela, com vistas a promover um crescimento mútuo, evitando uma apropriação imediatista, simplista e prescritiva de conceitos neurobiológicos.

Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, Prof. Me., Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). E-mail: jose.junior43@prof.ce.gov.br.

Mairton Cavalcante Romeu, Prof. Dr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). E-mail: mairtoncavalcante@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Damasceno Júnior, J. A., & Romeu, M. C. (2021). INTERFACE ENTRE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTA INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA. Revista Expressão Científica (REC), 6(2), 48–60. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/741