INTERFACE ENTRE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTA INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA
Resumo
Neste trabalho, realizou-se uma investigação sobre a interlocução entre a Neurociência e a Aprendizagem Significativa, para o ensino de Física e Astronomia. Para tanto, levantou-se a seguinte questão: a partir da interface entre Neurociência e Aprendizagem Significativa, que contribuições podem ser evidenciadas para o ensino de Física e Astronomia? A pesquisa tomou por base documentos oficiais nacionais e os resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 1982 a 2019. Os resultados apontam que a compreensão de aspectos neurocientíficos impactará favoravelmente na formação e atuação do professor, permitindo que ele aborde a Física e a Astronomia com estratégias mais adequadas, que facilitem o processo ensino e aprendizagem. Todavia, a aproximação entre essas áreas deve ocorrer com cautela, com vistas a promover um crescimento mútuo, evitando uma apropriação imediatista, simplista e prescritiva de conceitos neurobiológicos.