https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/issue/feedRevista Expressão Científica (REC)2023-11-22T14:38:26-03:00Bibl. Geocelly Oliveira Gambardella (coordenação)edifs@ifs.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Expressão Científica (REC)</strong> é uma publicação on-line do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) que visa divulgar a produção técnico-científica inédita e original, estando aberta à contribuição de pesquisadores, professores, alunos e demais profissionais de outras entidades de ensino e pesquisa no âmbito nacional e internacional. A REC tem um foco que privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional, nacional e internacional. Os artigos a serem publicados podem estar nos idiomas: português, espanhol e inglês, e só poderão ser publicados após revisão por pares.</p> <p><strong>ISSN 2447-9209</strong></p>https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1305CARTILHA CULTURAL DE SERGIPE2022-05-06T10:58:23-03:00Geislane Santos Andradegeislane.andrade015@academico.ifs.edu.brAmâncio Cardoso dos Santos Netoamancio.cardoso@ifs.edu.brMirela Carine Santos Araújomirela.araujo@ifs.edu.brAverlaine Campos dos Santosaverlaine.santos053@academico.ifs.edu.brAna Cecília Paes de Souza Espínolaana.espinola864@academico.ifs.edu.br<p>Este artigo é fruto do projeto Destino Turístico Inteligente 4.0, com parceria entre MEC/SETEC/IFS/IFES. Dentre os subprojetos aprovados, tem-se o “Aprender a viajar: Educação Turística 4.0'', que contribui como instrumento pedagógico para a educação turística no Estado de Sergipe. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é criar uma Cartilha de Educação Turística para identificar, mapear e apresentar, de forma didática, algumas manifestações culturais, tradicionais e contemporâneas, dos territórios sergipanos. A Educação Turística é uma metodologia didático-pedagógica que viabiliza a troca de experiências através dos diferentes modos de pensar e agir, conduzindo tanto os turistas quanto a comunidade local a uma nova compreensão do mundo e das relações que permeiam culturas distintas. Assim, os resultados apresentam que os visitantes, ao terem contato com esta cartilha, aprendem mais sobre os patrimônios, além de se surpreenderem com a diversidade e riqueza das manifestações culturais sergipanas. Por fim, construiu-se uma ferramenta pedagógica, baseada no conceito de Educação Turística, voltada para alunos do Ensino Fundamental e visitantes do Museu da Gente Sergipana.</p>2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1264DETRITOS ESPACIAIS: REENTRADA E MÉTODO DE DIMINUIÇÃO 2022-09-29T10:37:42-03:00Jarbas Cordeiro Sampaiojarbas.sampaio@ifs.edu.brJean Paulo dos Santos Carvalhojeanfeg@gmail.comDavid Andrade Ferreira Santosdavid.ifal.100@gmail.comJackson dos Santos Limajacksonmusico2@gmail.com<p>O número crescente de objetos sem controle orbitando a Terra justifica o esforço para rastreá-los com o intuito de evitar colisões entre eles e com satélites artificiais operacionais. Estes estudos envolvem perturbações e ressonâncias no movimento orbital destes objetos. A maioria dos detritos espaciais catalogados é encontrada nas órbitas baixas da Terra, ou região LEO (sigla em inglês). O presente trabalho estuda detritos espaciais em processo de reentrada e um método que pode ser utilizado para a sua diminuição. Dados reais do grupo de elementos 2-linhas do NORAD (North American Defense) são utilizados como condições iniciais para as propagações de órbita ao longo do tempo. O geopotencial e o arrasto atmosférico são usados como perturbações no modelo SGP4. Resultados mostram o comportamento no tempo dos elementos orbitais dos detritos espaciais no processo de reentrada no Planeta, assim como, o estudo da ressonância de evecção como um método para a diminuição dos detritos espaciais.</p>2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1302ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA VENDAS DE PRODUTOS DIFERENCIADOS EM ARACAJU/SE2022-04-12T20:01:34-03:00Cleide Ane Barbosa da Cruz cleianebar@gmail.comJoenison Batista da Silva joenison.silva@estacio.brYasmin Santos da Conceiçãoyasminsantosbol16@gmail.comJoice Santos Cardosocardoso18joice@gmail.comSilas Gabriel Souza Ramosramos.silasgabriel@gmail.comIsrael Braym Santana dos Santosisraelbraym11@gmail.com<p>Atualmente, percebe-se que as estratégias de marketing contribuem para melhorar a competitividade das empresas no mercado e aumento das vendas de produtos e oferta de serviços. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar a influência das estratégias de marketing no processo de venda de produtos diferenciados nas redes de Supermercados em Aracaju/SE. Em relação à metodologia, envolve uma pesquisa exploratória qualitativa com aplicação de uma entrevista com o diretor da empresa. Sobre os resultados notou-se que a empresa em estudo investe em estratégias de marketing, divulgando seus produtos em redes sociais e colocando o produto em maior destaque na loja para assim atrair maior visibilidade dos clientes. No entanto, notou-se que a pandemia da COVID-19 afetou as vendas dos produtos da empresa. Dessa forma, percebe-se o quanto é importante o marketing para impulsionar as vendas dos produtos no mercado.</p>2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/469ESTUDO PARA DESENVOLVIMENTO DE ARGAMASSAS COM INCORPORAÇÃO DE ARGILA2021-01-11T14:50:51-03:00Herbet Alves Oliveiraherbet.oliveira@ifs.edu.brFRANCYELLE COSTA SANTOSEllycostaifs2017@gmail.comMario R. Oliveiramario10843@gmail.comGean R. SantosGean.ifs2017edf@gmail.comBruno R. Fragabrunofraga583@gmail.com1e<p>Argilas são materiais que apresentam plasticidade, mas que são pouco utilizados em argamassas devido a dificuldades com a contração após secagem. Considerando a existência de grandes depósitos de argila no estado de Sergipe, que são largamente utilizadas nos segmentos de cimento e cerâmica, nesse contexto, foi avaliada a influência de uma argila na fabricação de argamassa decorativa. As matérias primas utilizadas como o cimento a cal e areia, foram caracterizadas por meio da análise química por FRX, difratometria de raios X- DRX, análise granulométrica, índice de plasticidade e massa especifica. Foram confeccionados corpos de prova que foram caracterizadas, no estado fresco por meio dos ensaios de densidade aparente e consistência. Apos cura aos 28 dias foram determinadas a resistência a flexão, compressão, massa especifica e retração das argamassas. Os resultados mostraram que a argila pode ser utilizada desde que controlada a retração adicionando areia.</p>2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/232INOVAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DO USO DA CURVA ABC EM UMA EMPRESA DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL2021-02-08T15:25:39-03:00Gerinaldo Dos Santos Trajanogerinaldo.trajano@gmail.com<p>Com o mercado global em desenvolvimento a competitividade entre as empresas aumenta os processos de tomada de decisão são fundamentais para garantir uma posição de destaque neste mercado. Com isso a gestão de estoque se torna fundamental para a competitividade, na implementação do planejamento, previsão de controle de estoque. Através dela a empresa controla suas entradas e saídas de mercadorias e faz uma previsão de estoque para suprir as necessidades da empresa, a utilização da classificação ABC visando êxito na gestão de estoque pode dar melhor condição de competitividade. Este trabalho mostra a inovação no processo de inovação na gestão de estoque de uma empresa do ramo de venda e assistência técnica de máquinas, peças e acessórios para construção civil, através da análise dos dados utilizando a classificação ABC.</p>2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1344METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA2022-08-11T08:46:37-03:00Roseanne Santos de Carvalhoroseanne.carvalho@uol.com.brRomulo Alves de Oliveiraromulo.oliveira@ifs.edu.brEduardo Carvalho Pereira Limaeduardo.lima841@academico.ifs.edu.brBeatriz Feitosa Sandes dos Santosb.fsandes@gmail.com<p>A proposta do presente trabalho foi dividida em três etapas: realizar um estudo sobre a metodologia ativa sala de aula invertida com a resolução de problemas, aplicar a referida metodologia com a utilização de problemas reais do mercado de trabalho na disciplina de Fontes Alternativas e Eficiência Energética do curso técnico integrado de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju e, por último, realizar um estudo comparativo entre a metodologia ativa utilizada e a metodologia tradicional anterior através da aplicação de formulários que foram preenchidos entre os alunos. O objetivo do projeto foi que a execução do mesmo possa ter servido de experiência para novos projetos utilizando metodologias ativas e envolvendo novos conhecimentos. Do ponto de vista do aluno, esperou-se que os mesmos possam, através da ação e não da passividade, terem aprendido mais, fixado melhor as informações e admirado mais ainda o seu curso e a área de trabalho escolhida. Já quanto ao IFS e ao curso de Eletrotécnica, o projeto visou contribuir para a fixação do aluno, já que o curso técnico de Eletrotécnica apresenta hoje o maior índice de evasão entre os cursos integrados do Campus Aracaju. Pode-se concluir com o estudo que a Sala de Aula Invertida é uma alternativa viável na organização escolar, contribuindo na independência dos alunos e na construção dos conhecimentos. A metodologia estudada atrai a participação dos alunos, por tornar a aula mais prática e pelo fato dos alunos já estarem familiarizados com as mídias digitais.</p>2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/1584Sumário 20232023-11-22T14:38:26-03:00 Kelly Cristina Barbosaedifs@ifs.edu.br2023-11-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Expressão Científica (REC)