INICIALIZANDO NA ROBÓTICA COM A PLATAFORMA LEGO MINDSTORMS
Palavras-chave:
Robô, Programação, Robótica EducacionalResumo
A robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes, fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual. Assim, o LEGO Group, criou o produto LEGO Mindstorms, sendo um kit educacional que permite criar robôs simples, passíveis de executar funções básicas pré-programadas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento intelectual de crianças e jovens de modo cativante e interativo. Então, este projeto de pesquisa está sendo idealizado almejando a obtenção de maiores conhecimentos nas áreas de robótica, sistemas autônomos e programação, assim como a participação dos envolvidos nesse projeto em competições acadêmicas de caráter educacional. Para este fim, é idealizado em três etapas, nas quais este será dividido, a saber: (i) prova de conceito; (ii) construção do robô para a competição e (iii) melhorias do robô após a competição. A premissa deste projeto de pesquisa é proporcionar aos alunos envolvidos a obtenção mais aprofundada de conhecimentos nas áreas de robótica, sistemas autônomos e de programação, por meio de estudos e da interação com as outras equipes que vierem a participar da(s) competição(ões) de robótica, além da experiência na participação em competições locais, nacionais e/ou internacionais. Será utilizado o sistema LeJOS (Lego Java Operating System) como framework e uma linguagem de programação em blocos (Enchanting, Scratch e outras) para a criação das rotinas do robô.