O INSTAGRAMER E AS TECNOLOGIAS DO IMAGINÁRIO NO TURISMO: Avaliação da Relação Turista x Cidade, Aracaju-SE
Palavras-chave:
Planejamento Turístico, Instagramer, Tecnologia do ImaginárioResumo
O planejamento existe o campo da inovação no turismo, como muitas formas de aproveitar as tecnologias disponíveis que, atualmente, vão muito além dos computadores e das impressoras. O Site de Rede Social (SRS), intitulado Instagram, tornou-se numa tecnologia móvel gratuita, de conexão diária, fácil acessibilidade e de veiculação de notícias e comentários em tempo real (LUZ, 2015). O Instagramer expõe um recorte da realidade e a compartilha com seus pares, revelando sua “individualidade no estilo, na visão de mundo, em todos os elementos da ideia de sua obra” (BHAKTIN, 2010). As tecnologias do turismo estão incorporando à aplicação das tecnologias móveis, como o Instagram, como importante uma ferramenta atual e moderna de auxílio aos gestores do turismo. Assim, objetivouse identificar e categorizar os principais atrativos turísticos da Orla da Praia de Atalaia, Aracaju-SE, postados por visitantes e turistas no Site de Rede Social Instagram. A pesquisa de natureza aplicada será desenvolvida com sustentação nos conceitos filosóficos da pós-modernidade no turismo (URIELY, 1997), abordagem transdisciplinar (HARBEMAS, 1986), complexidade (MORIN, 1991) e teórico prática (DENKER, 1998). Foram identificados e categorizados os principais atrativos turísticos da Orla da Pria de Atalaia, Aracaju-SE, podendo os gestores de turismo utilizar-se desta pesquisa para o planejamento e a gestão de seus destinos turísticos de forma inovadora e criativa através do desenvolvimento dessa nova tecnologia do turismo associada a tecnologia móveis.