REDESIGN DE RESÍDUOS PLÁSTICOS: Reciclagem de resíduos plásticos para produção de revestimentos, mobiliários e equipamentos aplicados à Arquitetura e ao Urbanismo
Palavras-chave:
reciclagem, redução de impactos ambientais, sustentabilidadeResumo
Nas últimas décadas o homem tem se atentado a necessidade da reciclagem. Falase muito sobre reciclagem de papel, plásticos, metais, vidros e afins, e nas últimas décadas o conceito “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” (3R’s) tornou-se obrigatório em várias instâncias e meios da sociedade contemporânea. Em um momento recente, muitos estados brasileiros têm imposto por força de lei a extinção da venda e distribuição de canudos plásticos, substituindo seu uso por opções biodegradáveis ou reutilizáveis, bem como, é crescente a discussão e difusão de diversos outros temas e filosofias ligados a práticas sustentáveis e de conservação do meio ambiente, a fim de minimizar e criar ações mitigatórias para reduzir os impactos da vida humana sobre a natureza.
Devido à atividade cotidiana da população, da produção e consumo de bens e materiais descartáveis, os resíduos sólidos urbanos apresentam em sua composição uma diversidade de materiais, sendo uma parcela significativa desse montante passível de reciclagem. A reciclagem se faz necessária à medida que a industrialização e a incorporação de novos hábitos de consumo proporcionam um aumento crescente na produção de resíduos. Ao ser reciclado, o resíduo sólido deixa de ocupar espaço em aterros sanitários, o que leva a economia do consumo de recursos naturais e energéticos.