QUEM QUER SER CIENTISTA? NVESTIGANDO O INTERESSE DE JOVENS PELAS CARREIRAS CIENTÍFICAS

Investigando o interesse de jovens pelas carreiras científicas

Autores

  • Adeline Araújo Carneiro Farias
  • Iara Vanessa Mafra Bichara
  • Ellen Abigail Dominguez Martinez
  • Fábio Henrique de Souza
  • Giulia Mobley Scofield Viana
  • Keven Lima Santos
  • Maria Eduarda Santos Boroni
  • Mariana Novais Nakau
  • Martha Vitória dos Santos Lima
  • Pablo Ravel Moura Cardoso
  • Rafael Barbosa do Espírito Santo
  • Sabrina Moura dos Santos
  • Wesley Kauanderlon de Carvalho Goes
  • Willihayná de JesusSouza
  • João Pedro França da Silva

Palavras-chave:

Ciência, Juventude

Resumo

O projeto tem por motivação a necessidade de mais investimentos para o fomento, produção e divulgação científica, enquanto estratégia de popularização da ciência, para dentre outros objetivos, tornar a linguagem científica mais presente e acessível na formação escolar dos jovens, fato que pode contribuir para que eles venham a cogitar seguir carreiras profissionais científicas. Diante disso, elaboramos como objetivo desta pesquisa conhecer as percepções dos jovens residentes na cidade de Aracaju/SE acerca da relevância das carreiras científicas e tecnológicas, no âmbito de seus projetos futuros. Para isto, iremos também, realizar divulgação científica em redes sociais, no intuito de dar visibilidade à relevância das produções científicas e tecnológicas, especialmente as brasileiras. A pesquisa é de natureza aplicada, e adotaremos  a abordagem qualitativa, sendo utilizada a técnica Bola de Neve ou Snowball, e a aplicação de survey para a coleta dos dados. Enquanto referencial, tencionamos realizar uma revisão bibliográfica sobre juventudes e cultura científica, tendo como pano de fundo os entendimentos de Bauman acerca da fluidez das relações estabelecidas na sociedade contemporânea. O projeto está no início da execução e apresentaremos nesse trabalho a estratégia de divulgação científica, a partir da qual aplicaremos a técnica Bola de Neve.

Downloads

Publicado

2021-10-27