LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DO IFS (CAMPUS ARACAJU) E SEUS RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Coleções biológicas, Laboratório didático, Habilidades e competenciasResumo
A demanda por aulas práticas nas escolas tem crescido devido à reformulações dos currículos do ensino básico e o crescente estímulo ao desenvolvimento de práticas docentes diversificadas, alinhadas com as habilidades e competências necessárias à prática da cidadania responsável. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a implantação da infraestrutura básica do Laboratório de Biologia e de material didático para dar suporte às aulas da disciplina nos cursos integrados do IFS Campus Aracaju. Para atingir esse objetivo as atividades foram divididas em cinco categorias: organização estrutural do espaço, coleção de Botânica, coleção de Zoologia, coleção de Modelos didáticos e Manual de aulas práticas. Quanto àorganização estrutural foram adquiridos mobiliário, equipamentos, reagentes e vidrarias. A Coleção de Botânica compreende o Herbário didático (HERBIFS), o Jardim didático e a coleção de lâminas semipermanentes de anatomia vegetal. A Coleção de Zoologia possui espécimes de insetos e répteis. A Coleção de modelos didáticos será composta de materiais para auxiliar na ministração dos contéudos de Biologia Celular, Bioquímica e Anatomia Humana e o Manual de Aulas práticas deverá apoiar os docentes nas aulas práticas de laboratório, aulas de campo de Ecologia e modelos/simulações para os conteúdos de genética e evolução. O espaço servirá para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão; contribuindo com a qualidade do ensino de Biologia por intermédio de modalidades didáticas mais coerentes com as necessidades do mundo contemporâneo.