DESENVOLVENDO UMA SUBESTAÇÃO VIRTUAL PARA AUXÍLIO DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NO CURSO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA

Autores

  • Jamille Silva Madureira
  • Diego Déda Gonçalves Brito Cruz
  • Alessandro Viana Fontes
  • Alipio fernando de paula pires
  • Cauã Borges dos Santos
  • Jhony kelviny Santana Souza
  • Kaylaine Assunção Santos Barbosa
  • Doglas Fontes santos
  • Gustavo Miranda Barbosa
  • Raphael Pereira de Oliveira
  • Idyl Icaro dos Santos

Palavras-chave:

Gamificação, simulação de ambiente

Resumo

Os alunos do Curso Integrado em Eletrotécnica apresentam dificuldade ao estudar os elementos de uma subestação de energia elétrica. Devido às limitações estruturais e físicas para a construção de laboratórios desse domínio, estes estudos se limitam a cálculos e simulações. Assim, o projeto desenvolveu um jogo educacional que faz a simulação do funcionamento de uma subestação de energia elétrica na plataforma Unity 3D, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Utilizando a subestação virtual, o aluno pode manipular informações sobre os principais equipamentos presentes nas instalações elétricas de alta potência, bem como a visualização tridimensional dos mesmos. Espera-se que o jogo educacional desenvolvido possa motivar os alunos na busca por conhecimentos de forma mais lúdica e divertida.

Downloads

Publicado

2021-10-27