FLOREIE-SE: UMA PROPOSTA INOVADORA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA!
Palavras-chave:
Paisagismo, percepção ambiental, áreas verdesResumo
No presente trabalho, destaca-se a importância da melhoria das áreas de uso comum no Campus Aracaju com vistas a sensibilizar a comunidade escolar quanto ao plantio e conservação destes espaços, assim como a percepção da qualidade ambiental promovida com a estruturação desses ambientes e o impacto positivo na rotina dos estudantes. Valendo-se de Biondi et al. (2008), o presente projeto adota que o paisagismo nas áreas verdes de uma unidade escolar deve melhorar a estética do ambiente e o conforto de seus usuários, bem como servir de ferramenta de ensino às práticas educacionais, porque toda a vegetação pode ser usada como base para ilustrar os conhecimentos teóricos relativos à disciplina de biologia e a educação ambiental. Na oportunidade, pretende-se promover a mudança de atitude e a participação dos alunos (atores do processo) frente à sensibilização sobre a importância e os diferentes usos das áreas verdes no ambiente escolar. O estudo que se encontra em andamento no Campus Aracaju tem por objetivo desenvolver uma série de ações que ajudem a identificar, analisar e desenvolver estratégias de intervenção que visem a melhoria dos espaços de uso comum, identificando e desenvolvendo estratégias que potencializem os espaços, considerando os atributos florísticos existentes e as diversas possibilidades de dinamizar o processo formativo incluindo os valores ético-ambientais essenciais para o exercício da cidadania.