BANCADA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE

Autores

  • Diego Lopes Coriolano
  • Thiago de Santana Souza

Palavras-chave:

Bancadas didáticas, baixo custo, plantas industriais

Resumo

A maioria das plantas didáticas existentes nos laboratórios do Instituto, apesar de cumprirem como seu propósito, apresentam limitações em suas simulações quando comparadas com a realidade da prática industrial. A utilização de uma Planta Didática Industrial como ferramenta complementar ao processo de ensino/aprendizagem, consolida o conhecimento teórico e destaca a importância de estudos práticos para a formação do profissional do discente. As bancadas didáticas industriais demonstram o controle de processos através da operação de malhas de controle usando dos mesmos equipamentos e ferramentas utilizados em aplicações de automação industrial. Neste sentido, opresente roteiro tem como objetivo a concepção de projetos de construção de bancadas didáticas que possibilite a implementação de práticas mais próximas da realidade, para isso, serão utilizadas estratégias de controles de nível,
vazão e temperatura; problemas em motores, atuadores e controladores; dificuldades de implementação em escalas maiores dentre outros problemas/dificuldades com equipamentos industriais e reais encontradas no dia-a-dia de trabalho de muitos engenheiros/técnicos. Com o resultado desse estudo o Instituto poderá proporcionar aos futuros engenheiros/ técnicos condições de ensino e aprendizagem de experimentações diversas alinhadas às demandas práticas da vivência profissional.

Downloads

Publicado

2021-10-27