DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA MINERAÇÃO DE DADOS COM FOCO NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO: Utilizando Inteligência Artificial como apoio à prática docente.

Autores

  • Mauricio Araújo Silva
  • Aline Montenegro Araújo
  • Adenilson de Jesus Santos
  • Sérgio Victor Florêncio Barros
  • Paulo Cezar Santos Anjos
  • Stephanie Kamarry Alves de Sousa

Palavras-chave:

Construtivismo, Comunidade, Colaboração, Criatividade, Autonomia, Usuário

Resumo

 A participação ativa do estudante em um processo de aprendizagem é vista como prazerosa e proporciona experiências memoráveis. Para Shneiderman (2006), a transferência de conhecimento está nas trocas de e-mail ou mensagens instantâneas entre os estudantes. Esse cenário pode ser potencialmente alcançado quando utilizamos tecnologias educacionais, como a proposta neste trabalho. O objetivo é desenvolver uma comunidade de aprendizagem online colaborativa, numa abordagem com bases construtivistas. Primeiramente nos baseamos em métodos de definição do produto e escopo do projeto inspirados no modelo de negócios canvas . Os resultados apresentados cumpriram com as expectativas até então, ainda que este trabalho mantenha pesquisas em andamento a respeito do desenvolvimento do sistema, após grande parte da definição do produto já ter sido trabalhada com as devidas necessidades de usuário atendidas. A metodologia trabalhada para desenvolvimento do sistema seguirá modelo Scrum (SABBAGH, 2014), sendo um dos trabalhos futuros a construção de um Mínimo Produto Viável (do inglês MVP).

Downloads

Publicado

2021-10-27