ENSINO TECNOLÓGICO DE SANEAMENTO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Saneamento, Bacia HidrográficaResumo
A ideia central da presente proposta gira em torno da perspectiva interdisciplinar adotada nas práticas de ensino de algumas disciplinas do curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFS, Campus Aracaju. O problema de pesquisa está intimamente ligado à necessidade de uma visão integrada e abrangente do campo interdisciplinar do saneamento a partir de uma bacia hidrográfica sergipana, de pequena dimensão territorial e de fácil acesso: a bacia hidrográfica do rio Poxim-Açu. Oitinerário metodológico utilizado incluiu três momentos: a) definição do roteiro; b) seleção das disciplinas, conteúdos, atividades e avaliação; e c) realização dos trabalhos de campo nas dependências do IFS São Cristóvão e na Barragem do Reservatório Jaime Umbelino. A proposta interdisciplinar trouxe resultados positivos que se expressem em termos de melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem, criando assim um ambiente adequado para a compreensão da qualidade do saneamento ambiental a partir da Bacia Hidrográfica do RioPoxim-Açu.