HISTÓRIA E AÇÃO: PROPOSTA DE JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO- -APRENDIZAGEM EM ARQUITETURA E URBANISMO
Palavras-chave:
jogo, ensino-aprendizagem, gamificaçãoResumo
Nos últimos anos, as necessidades de superar o modelo tradicional de ensino, com metodologias deficitárias nos processos de ensino-aprendizagem, pesquisadores têm proposto e analisado práticas de ensino que se adequem ao desenvolvimento da tecnologia, buscando construir aprendizagens que sejam significativas a partir da interação. Dentro do processo de ensino de história se vê um outro problema, os modelos de aulas que trazem recursos pedagógicos cansativos para a compreensão dos discentes. Diante disto, esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver o protótipo de um jogo de tabuleiro que auxilie nas aulas de História da Arquitetura e Urbanismo I, com foco na aprendizagem centrada no aluno, com caráter de inovação tecnológica e ferramenta pedagógica. Utilizou- se a metodologia de Bruno Munari para a criação deste protótipo e desenvolvimento da parte gráfica, que tem como base o jogo Imagem e Ação. Sendo o jogo uma ferramenta que estimula de alguma forma o ensino e aprendizagem através da ludicidade, despertando o interesse dos discentes sobre os conteúdos abordados na
disciplina em questão. Além disso, o jogo pode contribuir para que professores da área possam utilizar como material de apoio ao ensino. No entanto, acredita-se que os processos de gamificação ajudam os alunos não somente na compreensão do que é estudado, desenvolvem capacidadese habilidades ligadas à cognição, criatividade, memória, raciocínio, atenção, entre outras.