INOVAÇÃO NO ENSINO: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA STEM NO IFS

Autores

  • Artur Teones Lima Santana
  • Jayane Fortes Quintino
  • Romário Ribeiro da silva
  • Junior Leal do Prado

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, STEM, Education, Aprendizagem Baseada em Projeto

Resumo

A metodologia STEM vem sendo utilizada por diversas escolas e universidades no mundo com o objetivo de levar os alunos a se envolverem em soluções de problemas reais de forma multidisciplinar através de problemas/projetos relacionados as quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O presente artigo trata dos resultados alcançados em uma pesquisa na temática de inovação no ensino, cujo objetivo é investigar a aplicação da metodologia STEM na disciplina de Cálculo Numérico dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Engenharia Civil do IFS, Campus Aracaju. A pesquisa se enquadra na investigação-ação no campo da educação e o percurso metodológico escolhido foi o de realizar um estudo e uma fundamentação teórica sobre a metodologia STEM por meiode pesquisas bibliográficas e documentais; bem como identificar, sistematizar eanalisar questões norteadoras para o desenvolvimento de projetos STEM para sua aplicação no contextodoIFS. Constatou-se que a quantidade das produções científicas relacionadas à metodologia STEM no Ensino Superior ainda é considerada mínima diante da importância e da aplicabilidade do tema. Foram construídos três projetos STEM embasados na Aprendizagem Baseada em Projeto e que trazem os conceitos dametodologia STEM, mais especificamente, a interdisciplinaridade entre as áreas, uma inovação no ensino. Esperase que a aplicação da metodologia STEM no IFS promova uma maior motivação nos alunos pela investigação dos conceitos necessários para seu desenvolvimento, além de um pensamento crítico e criativo dentro de um trabalho em equipe que engloba as práticas colaborativas, multidisciplinares e cocriativas.

Downloads

Publicado

2021-10-27