MANUAL DE AULAS PRÁTICAS: Contribuições para o ensino de Biologia no âmbito do IFS/CAMPUS Aracaju
Palavras-chave:
experimentação, metodologias para o ensino, educação científica, aula experimental, laboratórioResumo
As aulas práticas proporcionam aos estudantes a compreensão dos fundamentos científico-metodológicos, relacionando teoria e prática. Desta maneira, a presente pesquisa objetivou elaborar e divulgar um manual com roteiros e orientações de aulas práticas, que podem contribuir para a inclusão dessa modalidade didática no cotidiano das aulas de Biologia, no IFS Campus Aracaju. A pesquisa está dividida em duas etapas principais: a elaboração do manual, que se encontra em fase de produção escrita e teste de validação das práticas selecionadas em literatura de referência, e a execução das atividades experimentais com turmas dos cursos integrados do Campus Aracaju para avaliar a aprendizagem dos alunos através da aplicação de questionário investigativo. Espera-se que o manual produzido neste trabalho contribua para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, dando mais ênfase às atividades de análise que de transmissão de informações, tornando o ensino mais dinâmico e participativo.