UTILIZAÇÃO DE MACHINE LEARNING PARA DIAGNÓSTICO DA EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DO IFS EM EAD E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA

Autores

  • Katyane dos Santos
  • Fernando Lucas de Oliveira Farias
  • Jones Jeferson Nunes dos Santos
  • Raphael Silva Fontes

Palavras-chave:

: Ciência de Dados Educacionais, Machine Learning, Educação mediada por Tecnologia, Educação a Distância, Inteligência Artificial

Resumo

Desde meados de março/2020, o mundo vem sendo desafiado pelos efeitos da pandemia ocasionada pela COVID-19. A vida da população mundial sofreu uma drástica mudança e no Brasil não foi diferente, mais especificamente na educação, os educadores precisaram se reinventar em sua forma de mediar aulas e transmitir conteúdos de forma didática para os estudantes. Para tanto, passou-se a utilizar a tecnologia como principal aliada no ensino mediado por tecnologia ou aulas remotas. O Instituto Federal de Sergipe - IFS - iniciou a preparação para o início das aulas remotas, empenhando-se e investindo na formação continuada de professores e construção de documentos que regulamentam e orientam a comunidade quanto ao modelo do ensino remoto
emergencial. Ante tal contexto, o principal objetivo deste trabalho consiste em aplicar técnicas de exploratory data analysis - EDA - e algoritmos de machine learning para avaliar a experiência dos docentes do IFS em EaD e a educação mediada por
tecnologia. A natureza da pesquisa é exploratória, sendo seus procedimentos técnicos orientados pela pesquisa-survey. Os resultados do experimento indicam que grande parte dos docentes do IFS não possuem experiência com educação mediada por
tecnologia ou aulas remotas, embora demonstrem interesse no desenvolvimento de novas habilidades,
à medida em que existe uma parcela significativa de docentes com conhecimentos avançados em EaD e educação mediada por tecnologia que podem contribuir na disseminação desta nova cultura nos campi do IFS.

Downloads

Publicado

2021-10-27