POSSIBILIDADES DO TURISMO PEDAGÓGICO EM COMUNIDADE URBANA, NO BAIRRO OLARIA, CONJUNTO VENEZA, ARACAJU-SE

Autores

  • Flaviano Oliveira Fonsêca
  • Jorgenaldo Calazans dos Santos
  • Jéssika Amanda de Oliveira Bispo
  • Erica dos Santos Oliveira
  • Adinagruber da Conceição Lima

Palavras-chave:

Educação, Turismo, Ferramenta pedagógica

Resumo

 Este artigo visa apresentar relatos e análises das experiências de um grupo de moradores do bairro Olaria, conjunto Veneza,
zona Leste de Aracaju e estudantes do curso Superior em Gestão em Turismo e do Mestrado Profissional, IFS sobre o turismo como ferramenta pedagógica. A proposta é discutir a apropriação e o envolvimento comunitário com o turismo. Considerando a integração dos autores com os moradores da localidade, como criadores de situações educadoras e perspectiva crítica. O aporte metodológico é exploratório/ descritivo com abordagem qualitativa, amparada na investigação bibliográfica e documental. Os
materiais utilizados implicam: a apresentação de experiências relativas à concepção e experimentação do turismo como recurso
pedagógico com base em observações e registros feitos pelos autores. A justificativa para este estudo se enquadra na inexistência, entre nós, de ações e reflexões que busquem vinculação efetiva oentre o turimo e a educação enquanto processo de ensino-aprendizagem. Os resultados ainda preliminares implicam em uma nova visão para o segmento uma vez que o Turismo Pedagógico desloca o eixo de percepções do turismo como tradicionalmente estamos acostumados a tratá-lo. Assim, contribui
para a superação de uma visão estritamente economicista ao considerar o turismo apenas como um braço do mercado, unicamente voltado para o consumo; o fortalecimento dos laços comunitários e da boa convivência no espaço urbano primando pela convivência harmônica, cidadã, respeitosa ao próximo e às diferenças e ampliação na disseminação de uma cultura
do cuidado para com o patrimônio material e imaterial da comunidade.

Downloads

Publicado

2021-10-27