HABILIDADES PCD PARA O 6º ANO Construindo um caderno de atividades desplugadas
Palavras-chave:
pensamento computacional, currículo CTC, computação desplugadaResumo
Atualmente, o mundo passa por transformações digitais que têm exigido do cidadão, competências relacionadas ao pensamento computacional para a resolução de problemas. Em alguns países, o pensamento computacional já faz parte do currículo escolar, diferente do Brasil em que escolas públicas convivem com laboratórios de informática sem manutenção. Diante desta realidade, este artigo apresenta uma proposta para incluir o pensamento computacional desplugado, sem computador, por meio de atividades lúdicas para o 6º ano do ensino fundamental. Cinco atividades são propostas trabalhando conceitos computacionais, como construção de imagens, compressão de dados, reconhecimento de padrões e algoritmos, de modo a despertar o raciocínio lógico e dedutivo. As atividades foram selecionadas a partir de pesquisa bibliográfica contemplando as habilidades previstas pelo Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CTC) adaptadas para a execução sem computador.