GENIUS KIDS: Um despertar para computação

Autores

  • Catuxe Varjão de Santana Oliveira
  • Stephanie Kamarry Alves de Sousa
  • Lucimara de Jesus Nascimento
  • Kelvin Pinto Freitas
  • Milena Nascimento Santana

Palavras-chave:

Computação, Scratch, Matemática, Ensino Fundamental, Ensino Médio

Resumo

Dados do INEP mostram queo desempenho dos alunos na disciplina de matemática decai ao longo da sua vida escolar. Enquanto os estudantes de 4ª a 5ª série do Ensino Fundamental conseguem 32,6% de aproveitamento, no 8º e 9º, ano o índice cai para 14,8, e no 3º do Ensino Médio, para 11%. Consequentemente, esta dificuldade se estende para as disciplinas de ciências exatas no ensino superior, evidenciando que este problema vem desde o ensino fundamental e médio. Uma tendência mundial que vem sendo usada para solucionar esta defasagem é o ensino de computação no ensino básico, como maneira de aguçar as capacidades cognitivas de alunos. Neste sentido, este projeto de extensão, inicialmente, visava aplicar presencialmente técnicas de computação para crianças carentes, como o ensino de princípios básicos de computação, utilizando Scratch e softwares similares para ensino de programação, além de linguagens de programação, como o Python. No entanto, com o início da pandemia, o grupo de pesquisa deste projeto iniciou a confecção de um livro online com tutoriais e atividades na linguagem de programação Scratch que será disponibilizado amplamente entre alunos dos ensinos fundamental e médio. Pretende-se, assim, com este estudo em âmbito extensionista,comprovar que utilizando técnicas lúdicas e abstratas, os discentes poderão aprender de forma divertida matemática, computação, e,consequentemente, qualquer área de estudo,pois sua cognição estará em plena atividade. Como resultado do projeto, pretendemos no futuro o ingresso destes discentes externos nos diversos cursos de exatas que o Instituto Federal de Sergipe possui.

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Publicado

2021-10-27