LEITURA E INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Leitura, Língua Espanhola, Ensino-aprendizagemResumo
Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa (PIBIC Jr./CNPq – 2019/2020) desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe/Campus Itabaiana, com o objetivo de analisar o papel da leitura no processo de ensinoaprendizagem, com o enfoque na abordagem intercultural no ensino da língua espanhola. Para o desenvolvimento do projeto foi eleito o método de pesquisa bibliográfica com o intuito de ampliar a discussão e a compreensão do uso da linguagem, não somente no processo de interpretação textual como também no seu papel da construção da identidade cultural do indivíduo enquanto leitor. As leituras dos livros e artigos dos estudiosos da teoria linguística e intercultural foram fundamentais para o avanço da pesquisa, os diálogos produzidos através dos estudos realizados por teóricos como (SICHELERO, 2015), (PERINI,2002), (SOLÉ,1998) entre outros. No desenvolvimento do projeto realizamos 1. a avaliação das formas metodológicas mais utilizadas no processo de ensino de língua espanhola; 2. os meios interativos usados para explorar o dinamismo da língua; 3. Alternativas metodológicas para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do 2º e 3º Ano dos cursos integrados.