DE AJUDANTES A SUBSTITUTAS: um estudo sobre as professoras de matemática da rede IF (1909-2002)
Palavras-chave:
Docência em Matemática, Educação Profissional, Etnomatemática, Vínculo FuncionalResumo
Este artigo se enquadra no campo de pesquisa da Rede Federal de Educação Tecnológica e apresenta um extrato de uma pesquisa em andamento no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju. O foco principal da investigação foi construir e analisar o percurso dos docentes em matemática, destacando as terminologias para vínculos trabalhista e procurando entender a forma de exercício da docência dentro do marcador temporal estabelecido. Metodologicamente é uma pesquisa do tipo qualitativa histórico- bibliográfica e os dados principais foram colhidos do acervo institucional. Teoricamente é consubstanciado por pesquisadores do campo da História da Educação Matemática e da Educação Profissional. Especificamente neste trabalho, traremos além de quantitativos de docentes, elementos descritivos das terminologias dos vínculos trabalhistas e uma linha temporal do uso das mesmas, numa perspectiva etnomatemática de gênero.