A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO: Percepções dos acadêmicos de matemática do IFS/campus Aracaju.
Palavras-chave:
Educação Socioemocional, Educação Significativa, Educação Integral, Formação DocenteResumo
Esse trabalho apresenta um projeto de pesquisa submetido e aprovado em seleção 
do Programa PIBIC, fomentado pelo IFS/PROPEX. O projeto teve a intencionalidade de 
contribuir para a construção de conhecimentos que fortaleçam o debate no sentindo de 
buscarmos uma sincronia entre a construção do conhecimento conceitual, teórico e 
procedimental técnico, e o desenvolvimento humano, tão necessário para uma reflexão 
e postura crítica (e autocrítica) diante do paradoxo atual: desenvolvimento científico 
versus desenvolvimento humano. Assim, o objetivo do projeto foi conhecer as percepções e conhecimentos teóricos-metodológicos dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, sobre a relevância da educação socioemocional e seu impacto para favorecer o equilíbrio entre os aspectos cognitivos racionais e emocionais dos educandos da Educação Básica. A pesquisa foi de natureza qualitativa, pautada 
nas concepções da Sociologia compreensiva. Para a coleta dos dados, definimos as técnicas de Grupos Focais (GF) e entrevistas. Em decorrência da Pandemia de COVID-19, 
ajustamos as técnicas de coleta de dados para entrevistas eletrônicas a partir da aplicação de formulários eletrônicos, junto a 80% dos acadêmicos. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdos, cruzando os dados obtidos de ambas técnicas de coleta, considerando o referencial teórico. O projeto ainda está em execução, portanto apresentamos resultados parciais.
 
						 
							