SIMULADOR EM REALIDADE AUMENTADA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Um primeiro contato com programação de maneira simples

Autores

  • Guilherme Rosário Alves
  • Paulo Cezar Santos Anjos
  • Catuxe Varjão de Santana Oliveira
  • Fabio Luiz Sa Prudente
  • Stephanie Kamarry Alves de Sousa

Palavras-chave:

Unity, Educação, Aprendizagem

Resumo

No Brasil existe um déficit educacional nas áreas de ciências exatas e da natureza. A tecnologia do jogo que estamos propondo e desenvolvendo será a Realidade Aumentada: uma técnica que une o mundo real com o mundo virtual. O projeto é desenvolver um jogo para dispositivos móveis para ajudar pessoas a terem seu primeiro contato com robótica e programação, no qual um personagem executa os comandos em realidade aumentada. Optou-se por tomar por base o simulador Sbotics, utilizado Olímpiada Brasileira de Robótica e a sua linguagem de programação R-Educ. O primeiro resultado foi um aplicativo que mostra na tela do celular a imagem captada pela câmera combinada com um modelo 3D virtual. O presente projeto apresenta uma proposta viável e um campo de estudo promissor, ainda pouco explorado, mas que tende a crescer com o advento de novas tecnologias.

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Publicado

2021-10-27