O APRENDIZADO NA BUSCA POR FONTES HISTÓRICAS: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
pesquisa, vestígios do passado, ensino-aprendizagem, históriaResumo
O projeto ‘Uso de fontes históricas em sala de aula e protagonismo discente na construção do conhecimento histórico’ foi desenvolvido e aprovado pelo Edital Nº 18/2019/PROPEX/IFS, lançado pela Propex (Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão). O objetivo do projeto consiste em apresentar a etapa de pesquisa e organização de fontes que são utilizados na realização dos laboratórios de História. “Fonte Histórica é tudo aquilo que, produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente” (BARROS, 2012). Analisando esse conceito, cartazes de guerras, charges de partidos fascistas, nazistas e outros movimentos, imagens de pinturas e dentre outros vestígios produzidos em determinados períodos da história são considerados como fontes históricas.
Os laboratórios que são desenvolvidos em sala de aula buscam proporcionar ao aluno uma experiência de investigação, pesquisa e construção do conhecimento histórico. O contato com fontes produz o aprofundamento dos temas da disciplina, tanto para os discentes, que podem desfrutar e ter um contato maior com esse material, quanto para o professor(a) orientador(a). As fontes históricas são de suma importância para o desenvolvimento dos laboratórios, pois todo o projeto é voltado para a prática de análise e investigação dos vestígios do passado. Os resultados obtidos por meio da pesquisa desenvolvida foram o levantamento de inúmeros e distintos documentos usados nas experiências práticas em sala de aula (presencial ou virtual).