CINEMA E EDUCAÇÃO: O Exercício Cognitivo além dos Conteúdos Disciplinares
Palavras-chave:
filmes, interdisciplinar, ensino-aprendizagem, mensagemResumo
O presente trabalho faz parte do desenvolvimento do projeto de pesquisa PIBICJr, intitulado “Cinema e educação: o exercício cognitivo além dos conteúdos disciplinares,” em andamento no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe/IFS – Campus Itabaiana, que visa realizar uma proposta de imersão cultural a partir de um acervo selecionado de textos e filmes que permitam a utilização do cinema como um recurso didático capaz de promover a aproximação do aluno com as disciplinas trabalhadas em sala de aula. O cinema, também conhecido como a sétima arte, é a conciliação de várias artes em uma só. Após a sua criação, tornou-se uma das maiores formas de representação e expressão cultural da humanidade, pois, além de ser uma fonte de entretenimento, ele também é considerado um grande meio de comunicação e propagação de conhecimento. Ao propor que o cinema possa ser usado como ferramenta de ensino-aprendizagem, a pesquisa investiga a forma como os docentes e discentes têm experimentado a inserção do cinema em salas de aula do IFS – Campus Itabaiana. Pensado a partir dos questionamentos: Qual a metodologia de ensino escolhida ao utilizar os filmes? Como são discutidas as temáticas? dentre outras. Essa pesquisa tem o caráter bibliográfico, a partir de estudos desenvolvidos de livros e artigos científicos. Para este trabalho nos deteremos em NAPOLITANO(2009), NETO, (2018), VIANA (2012). Faremos uso de ferramentas tecnológicas como o Instagram (por necessidade de aproximar a comunidade acadêmica em relação às ações propostas pelo projeto em período de isolamento social), também será utilizado o formulário do Google para obter dos estudantes e professores alguns dados necessários para a finalização da pesquisa.