NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E AUTOESTIMA DE ALUNOS DOS CURSOS INTEGRADOS DO IFS CAMPUS ESTÂNCIA

Autores

  • Michel Habib Monteiro Kyrillos
  • Gabriel Cardoso de Sousa

Palavras-chave:

Autoimagem, exercício físico, promoção da sáude, comportamento do adolescente

Resumo

Este estudo tem como objetivo em identificar os níveis de atividade física e a sua relação com a autoestima de alunos do 1º, 2º e 3º anos dos cursos integrados do Campus Estância. A amostra foi composta pelos alunos do IFS Campus Estância, regularmente matriculados no Ensino Médio integrado ao ensino técnico, com faixa etária entre 14 a 21 anos. Para a coleta das informações utilizou-se um questionário para avaliar o nível de atividade física dos alunos (IPAq curto) e um sobre a autoestima (Escala de Autoestima de Rosemberg), além de informações sobre o peso, a estatura, a turma que o estudante frequenta, o município de residência, A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva (media e desvio padrão), com a comparação dos dados obtidos entre as variáveis (sexo, idade, nível de atividade física e autoestima), através do teste T de student, com a significância estatística estipulada em 5% (p≤0,05). Nossos resultados mostram que a grande parte dos alunos entrevistados se declararam como muito ativos e média 1,8±0,4.Em relação a autoestima, a maior parte dos alunos (42) apresentam a autoestima baixa (2,88±1,10). Conclui-se que existe uma variação entre as médias referentes a autoestima e o nível de atividade física. Apesar da maior proporção de alunos com autoestima baixa e nível de atividade física irregular, não se pode afirmar que esses dados influenciam nos resultados.

Downloads

Publicado

2021-10-27