O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O Despertar Didático Fundamentado na Mídia Audiovisual
Palavras-chave:
filmes, estudante, didático, crítico-reflexivo, ensinoResumo
O presente trabalho apresenta uma análise sobre a importância da abordagem do cinema, partindo da perspectiva de sua relevância na transmissão de informações, como um artifício para despertar e desenvolver didaticamente o interesse pela língua, cultura e história dos países hispano falantes, tal como, promover o entendimento crítico-reflexivo fundamentado na interculturalidade. O que impulsionou a realização deste trabalho foi entender as bases teóricas do uso do cinema como ferramenta pedagógica e despertar o interesse por obras fílmicas como uma linguagem de promoção do conhecimento, além da apresentação de conceitos, definições e métodos para discentes e docentes que buscam formas inovadoras de aprendizagem. A metodologia aplicada baseia-se em pesquisas bibliográficas que abrangem os conceitos e análises de métodos didáticos por mídia audiovisual. Para tal realização foram estudadas fontes de pesquisa primária como livros, trabalhos científicos, revistas, artigos dos quais autores como POMBO e PEREIRA (2015), VIANA (2012), HALL (2006) e NAPOLITANO (2009) serviram como base teórica. A coleta de dados, foi realizada a partir do emprego de formulários com propósito de sondar os estudantes a respeito do desempenho de filmes como ferramenta mediadora do ensinoaprendizagem. As obras fílmicas apresentaramse como ferramenta significativa para para a ampliação do aprendizado.