O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Audiovisual, Ensino, CulturaResumo
Este trabalho “O audiovisual como ferramenta pedagógica” visa demonstrar o andamento do projeto de pesquisa PIBIC Jr Propex/IFS desenvolvido no Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, assim como analisar as contribuições do uso do cinema como ferramenta pedagógica em sala de aula. Com o objetivo de mediar os conteúdos disciplinares e proporcionar ampliação da abordagem em diversas disciplinas, a metodologia propõe interligar criticidade e sala de aula. Para auxiliar teoricamente nos debruçamos sobre o aportes de autores como (VIANA, 2012), (LIMA NETO, 2018) , (HAAL, 2006), entre outros. O cinema como ferramenta tem como objetivo fazer com que os alunos que têm dificuldade no ensino padrão sejam incluídos e possam interagir melhor com o conteúdo de uma proposta multidisciplinar. O projeto sugere a participação de diversos professores de disciplinas diferentes do IFS – Campus Itabaiana, podendo atuar com a metodologia sugerida através do acesso aos filmes e da relação direta com os conteúdos disciplinares. Com isso, pretende-se avançar para um melhor aprendizado investindo para que os estudantes criem um olhar mais crítico, tenham outras possibilidades de contato cultural e se envolvam diretamente no processo de ensinoaprendizagem, trazendo, assim, um sentimento de pertencimento e, consequentemente, ontribuindo com a interação entre discentes e docentes de diversas áreas do conhecimento.