REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO: A Experiência do Laboratório de História
Palavras-chave:
conexão, interatividade, acessibilidade, comunicaçãoResumo
O presente trabalho tem como foco principal relatar a experiência de uso de redes sociais no desenvolvimento do Projeto “Uso de fontes históricas em sala de aula e protagonismo discente na construção do conhecimento histórico”. O site é um dos resultados do projeto e divulga ao público (docentes e discentes) seus resultados com maior interatividade. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação e uso do site “Projeto LabHist – IFS: Fontes Históricas e Protagonismo Discente” , demonstrando com isso como o uso de redes sociais pode auxiliar no processo de ensino remoto. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o Google Suite, especialmente a ferramenta Google Site, que trouxe agilidade para a construção do sítio virtual do projeto, além do aplicativo Instagram, que é uma rede social muito utilizada hoje em dia, especialmente pelos discentes, e que facilita a divulgação do próprio site. A construção deste site possibilitou a interação e aproximação de professores e alunos ao meio virtual, possibilitando caminhos mais concisos e melhores no desenvolvimento tecnológico que vivemos, apresentação de novos métodos de ensino a docentes, melhores condições de estudos aos discentes. O uso das redes sociais trabalhadas para a divulgação dos resultados do projeto tem sido fundamental para compartilhar novas formas de se ensinar tanto no chão da sala de aula quanto no “chão da sala virtual”.