REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO: A Experiência do Laboratório de História

Autores

  • Talyson Raony Santos Cruz
  • Lorena de Oliveira Souza Campello
  • Lilia dos Santos

Palavras-chave:

conexão, interatividade, acessibilidade, comunicação

Resumo

O presente trabalho tem como foco principal relatar a experiência de uso de redes sociais no desenvolvimento do Projeto “Uso de fontes históricas em sala de aula e protagonismo discente na construção do conhecimento histórico”. O site é um dos resultados do projeto e divulga ao público (docentes e discentes) seus resultados com maior interatividade. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação e uso do site “Projeto LabHist – IFS: Fontes Históricas e Protagonismo Discente” , demonstrando com isso como o uso de redes sociais pode auxiliar no processo de ensino remoto. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o Google Suite, especialmente a ferramenta Google Site, que trouxe agilidade para a construção do sítio virtual do projeto, além do aplicativo Instagram, que é uma rede social muito utilizada hoje em dia, especialmente pelos discentes, e que facilita a divulgação do próprio site. A construção deste site possibilitou a interação e aproximação de professores e alunos ao meio virtual, possibilitando caminhos mais concisos e melhores no desenvolvimento tecnológico que vivemos, apresentação de novos métodos de ensino a docentes, melhores condições de estudos aos discentes. O uso das redes sociais trabalhadas para a divulgação dos resultados do projeto tem sido fundamental para compartilhar novas formas de se ensinar tanto no chão da sala de aula quanto no “chão da sala virtual”.

Downloads

Publicado

2021-10-27