USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Autores

  • Lorena de Oliveira Souza Campello
  • Talyson Raony Santos Cruz
  • Lilia dos Santos

Palavras-chave:

vestígios históricos, ensino de História, laboratório de História

Resumo

A forma de ensinar História possue sua própria historicidade, modos de abordagens e produção próprios de cada época e espaço. O uso da fonte histórica, no processo de ensino da História, auxilia o professor na tarefa de estimular o imaginário do aluno na aprendizagem da disciplina, além de torná-lo protagonista da construção do conhecimento histórico. O trabalho proposto objetiva apresentar o projeto “Uso de fontes históricas em sala de aula e protagonismo discente na construção do conhecimento histórico” e seus resultados. Foi feito uso de diversas técnicas e métodos aplicados na área da pesquisa histórica, a depender da fonte utilizada no laboratório: análise documental, iconográfica, textual e audiovisual. Os laboratórios desenvolvidos são mediados pelo professor orientador e auxiliado pelo aluno bolsista e voluntário. No contato com fontes produzidas nos períodos históricos estudados, os discentes estão acessando, materialmente, parte desse passado e, a partir do uso desses documentos, estão se transformando em protagonistas da história e atuando de forma proativa, reflexiva e crítica, desenvolvendo assim uma atitude científica. Uma inovação no ensino da História está se processando, estimulando a pesquisa-ação e o desenvolvimento de novas tecnologias, que vem sendo disponibilizadas para professores das redes públicas de ensino, por meio do site e Instagram do projeto. As redes sociais criadas oferecem os resultados dos laboratórios e o passo a passo dos trabalhos desenvolvidos. Uma rede de compartilhamento de informações e experiências vem sendo ativada.

Downloads

Publicado

2021-10-27