O PAPEL DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: uma abordagem interculturalista

Autores

  • Hianndra da Silva Santos
  • Josilene Simões Carvalho Bezerra
  • Manoela Falcon Gallotti

Palavras-chave:

educação, cultura, conhecimento, salas de aula, mudanças metodológicas

Resumo

Todo indivíduo é, embora compartilhando diversos aspectos, detentor de sua própria cultura. Isto diz respeito ao modo de expressar-se e ver o mundo. A escola é o local onde as mais diversas culturas se chocam, sendo, durante esse contato do ensino, o espaço em que diferentes vivências são retratadas conjuntamente com os conhecimentos absorvidos pelos alunos e, também, pelos professores. Diante desse contexto é perceptível a necessidade de escolas e docentes inovarem em suas práticas educacionais para cumprir o importante papel que exercem na mediação do ensino-aprendizagem, visando garantir que todos os indivíduos sintamse acolhidos e incentivados a permanecerem no ambiente acadêmico, afinal, é apenas por meio da educação que as pessoas se tornam melhores, capazes de questionar e de argumentar. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a relação entre a educação e a propagação de valores culturais, mostrando a importância do incentivo à leitura como meio de acesso aos elementos constitutivos da cultura enquanto um conjunto de práticas historicamente constituídas e decisivas para a compreensão de uma visão de mundo plural. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas, leitura de autores como CANDAU (2003), FORQUIN (2003), GROSSI (2008) TEDESCHI (2008) desenvolvendo-se análises e fichamentos das obras selecionadas, juntamente com a aplicação de um questionário para os alunos dos 2º e 3º anos do IFS Campus Itabaiana como uma forma de buscar o resultado prático das teorias antes discutidas

Downloads

Publicado

2021-10-27